quarta-feira, janeiro 23, 2019

CÚRIA DIOCESANA

Nos termos do Cânon 369 do Código de Direito Canônico, a Diocese “é uma porção do povo de Deus confiada ao pastoreio do Bispo com a cooperação do Presbitério, de modo tal que, unindo-se ela a seu Pastor e, pelo Evangelho e pela Eucaristia, reunida por ele no Espírito Santo, constitua uma Igreja particular, na qual está verdadeiramente presente e operante a Igreja de Cristo una, santa, católica e apostólica”.

Havendo uma Diocese, há que ser instituída a Cúria Diocesana que, segundo definição do Cânon 469 do Código de Direito Canônico, se constitui dos “organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a Diocese, principalmente na direção da ação pastoral, no cuidado da administração da Diocese e no exercício do poder judiciário”.

A Cúria administra a economia da Diocese e orienta os párocos e responsáveis pelas paróquias nos assuntos administrativos e financeiros, mantendo também arquivados os livros nos quais são registrados todos os batismos, crismas e matrimônios realizados nas paróquias da Diocese.

Para realização de seus objetivos, a Cúria Diocesana conta com a cooperação dos Vigários Gerais, dos Decanos, do Chanceler e do Ecônomo, dentre outros organismos.

Fonte: Sociedade Brasileira de Canonistas

Padre Orcalino Lopes da Silva

Administrador Diocesanao

Padre Ivan Vieira dos Anjos

Coordenador de Pastoral

Irmã Cecília Melita

Resp. pelo Centro de Pastoral

Ana Cláudia da Silveira

Secretária

Celson Souza Silva

Serviços técnicos

Padre João César

Ecônomo

Carlos Domiro Marques

Gerente

Conceição Aparecida Rocha

Resp. pelo Centro de Pastoral

Roseli Lima dos Santos

Resp. pela Residência Episcopal

X