Formação Permanente de Presbíteros foi um momento rico de espiritualidade para o Clero de Ipameri

Nos dias 13 a 17 de maio, os padres da Diocese de Ipameri tiveram a Formação Permanente de Presbíteros, que acontece todos os anos. Assessorou o evento, o monge beneditino Dom Joaquim Carlos Carvalho, da cidade de Mineiros (GO). Ele atua na formação humana, seja na vida religiosa, presbiteral e dos leigos.

Em entrevista, Dom Joaquim lembrou que esta foi a quarta vez que ele assessorou formação ao Clero de Ipameri. “Percebo durante todo este tempo que o Clero vem crescendo em espiritualidade. Encontrei um Clero desejoso de aprimorar-se, de intensificar sua vida humana e espiritual e eu posso garantir que eles cresceram bastante. Esse encontro foi muito participativo, muito aberto, se não é a totalidade, mas grande parte das paróquias usufruirão de tudo o que vimos aqui”, comentou o assessor.

Dom Joaquim também elogiou o modo como a Diocese de Ipameri assumiu como prioridade a dimensão vocacional. “Percebi todos os padres empenhados nesta questão. Acho que o bispo que chega agora vai ficar muito feliz com tudo isso e esse empenho”. O assessor afirmou que a Diocese passa por um momento muito rico da sua história. “Não conheço a história inteira, mas penso que a diocese está em um momento muito rico, o povo é agradável, a convivência foi muito simpática, fraterna e intensa. O bispo chega para conhecer esse lugar e seus padres num momento muito privilegiado. Parabéns para todos eles”.

Questionado sobre os dois temas estudados com os padres, Espiritualidade e dimensão psicológica, ele explicou que os dois temas estão ligados e são fundamentais para a vida de qualquer pessoa. “O psiquismo e a vida espiritual do padre estão ligados. Assim também é para toda pessoa humana. Um pai, uma mãe que trabalham para ser mais íntegros, para ter uma espiritualidade mais intensa no matrimônio, essa família crescerá e os filhos beberão dessa fonte e, unidos, trabalhando o psiquismo e a espiritualidade, eles vão se doar mais pela vida e testemunhar mais esse amor”, explicou.

Para o Administrador Diocesano, Pe. Orcalino Lopes da Silva, o tema trabalhado fortalece a caminhada espiritual e humana dos padres. “A formação foi de muita valia para todos nós presbíteros da diocese. Todos os anos nós temos essa formação e dentro do projeto formativo nós escolhemos esse tema que é a espiritualidade do presbítero juntamente com a formação mais humana na dimensão psicológica. Isso nos fortalece na nossa vida humana e também na nossa vida de pastor que é a dimensão espiritual que nos sustenta também para a gente poder estar junto do povo de Deus”.