Organizado pela Pastoral Familiar

O Congresso esta sendo realizado em Ipameri-GO, no Pavilhão Monsenhor Domingues.

Tem como Tema: Oração e Família: a amizade e a proximidade com Deus. O encontro deu-se inicio as 7h30 com um delicioso café da manhã e com a acolhida da Pastoral Familiar a todos os que se fizeram presentes. Logo após, o  Diác. Carlos Cezar do Nascimento,  fez a oração com sua esposa Cristina, sendo concluído com a benção de nosso Bispo diocesano Dom José Francisco. A equipe no auditório acolheu a todas as foranias, ao Dom Dilmo e a Ir. Rita.

No primeiro momento, Dom Dilmo Falou sobre a  Amizade conjugal – A amizade conjugal possibilita a unidade de um caminho para o matrimonio que passa pela amizade, chega ao namoro e culmina no matrimônio. Um a proximidade que perpassa o tempo da unidade.

Dom Dilmo Franco ressalta a importância da amizade no namoro e do namoro no casamento. O casal precisa amar e cuidar um do outro para que o amor não esfrie. “Quando o casal chega ao divórcio jurídico o divórcio do coração já chegou a muito tempo” (Cardeal Raniero Cantalamessa, OFMCap).

O casal tem que conhecer a história do outro, pos a intimidade possibilita a unidade entre ambos, porque gera confiança, gera amor, gera unidade. Na relação entre os dois precisa haver transparência – A transparência gera confiança e não fere o amor e nem a relação. A confiança faz com que o casal viva bem e em paz.

No matrimônio tem que ter maturidade – O casal tem o dever de sentar – dialogar, escutar, expressar suas emoções. Um diálogo sadio entre os dois. De coração para coração.

• A capacidade de amar – a caixinha de amor. Como está o seu sentimento de ser amado? Se sente transbordante? Se estiver vazia o leva por caminhos que pode não o fazer bem. Como está a sua caixinha de amor?
  • Diferenças psicológicas – aceitar as ideias e saber silenciar no tempo certo e oportuno.
  • As cinco linguagens do amor – Gary Chapman
  1. Palavras de afirmação – Motivação – encorajamento
  2. Tempo de qualidade – sair – passear – saber viver
  3. Presente –
  4. Atos de serviço – se sente importante
  5. Toque físico –
  • Sinto-me amado quando meu cônjuge… Um falar para o outro sobre o quando se sente e o faz amar.
  • O matrimônio é a melhor forma de viver a santidade
  • Posso enganar a todos lá fora, mas dentro de casa vemos tudo. A maneira de sair em viagem, de sentir um ao lado do outro, a maneira de falar com o outro.
  • O pilar da nossa vida é a família.
  • Cultivando a amizade
  1. Não se irritar ao mesmo tempo
  2. Nunca gritar um com o outro
  3. Desculpe-se
  4. Se for inevitável chamar atenção, faça-o com amor
  • Reze pelo outro
  • Escolha a hora certa
  • O lugar certo
  • O jeito certo de você falar
  1. A displicência com qualquer outra pessoa é tolerável, mesmo com o cônjuge.
  2. Nunca dormir sem chegar a um acordo.
  3. Pelo menos uma vez ao dia, dizer um ao outro, uma palavra carinhosa.

Há passos que somente o casal pode dar um em direção do outro. O casal deve construir pontes que os ligue e que os separem. Para que fieis aos seus anseios, possam viver felizes e se amando.

“O que Deus uniu, ninguém separe” (Mt 19,6), pois onde estiver o amor, ai está o seu coração.

No segundo momento a Ir. Rita trouxe o aspecto da missão da Igreja e suas características. Uma Igreja Una e missionária. Que tem a finalidade de evangelizar as famílias, os levando cada vez mais próximos de Deus.