BISPO DIOCESANO

Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo

Lema episcopal: “Mane Nobiscum Domine” (Fica conosco Senhor).

Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, nasceu dia 24 de Dezembro de 1966, em Barras – Piauí. É filho do senhor Agostinho Rodrigues do Rêgo e da senhora Maria Creuza do Rêgo.

Cursou da 1ª até a 5ª Série do ensino fundamental em Barras – Pí; e, continuou os estudos até a 8ª Série do ensino fundamental em Brasília-DF, em escolas públicas.

Ingressou no Seminário Menor São José da Diocese de Uruaçu, em 20 de Janeiro de 1984, onde cursou todo o ensino médio no Colégio Nossa Senhora Aparecida em Uruaçu – GO.

Em Janeiro de 1987, continuou seus estudos no Seminário São José da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – RJ, cursou a Filosofia e tornou-se Bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia João Paulo II. Em Fevereiro de 1989, iniciou o curso de Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima da Arquidiocese de Brasília – DF e concluiu em Dezembro de 1992.

No dia 13 de Dezembro de 1992, foi ordenado Presbítero na cidade de Uruaçu – GO, por Dom José Silva Chaves.

Foi nomeado Pároco para a Paróquia Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Barro Alto – GO, em 07 de Março de 1993, data em que também foi criada aquela paróquia, sendo ele o seu primeiro Pároco. Em janeiro de 1998, foi nomeado Reitor do Seminário Menor São José da Diocese em Uruaçu – GO; e durante o mesmo período foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Estrela do Norte – GO.

Em 24 de Janeiro de 1999, foi nomeado Pároco da Paróquia Santa Teresinha, em Santa Teresinha de Goiás – GO, onde durante três anos exerceu o seu ministério presbiteral. Dia 10 de Março de 2002, foi nomeado Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, data em que também foi criada esta mesma paróquia, sendo ele o seu primeiro Pároco. Permaneceu como pároco desta comunidade até o dia 27 de abril de 2008. Dia 08 de maio de 2008, foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Minaçu-GO. Em 27 de Janeiro de 2018, foi nomeado pároco da Paróquia Sant’Ana, cura da Catedral de Uruaçu e vigário geral.

Exerceu, ainda, as seguintes incumbências na diocese de Uruaçu: foi diretor espiritual do ECC 2ª e 3ª etapa; reitor do Seminário Menor São José; foi presidente da Associação de Presbíteros São João Maria Vianney; membro do Conselho de Presbíteros, membro do Colégio de Consultores, Coordenador da Pastoral Presbiteral, vigário forâneo, diretor espiritual no seminário.

Reconheceu, pelo Ministério da Educação, o curso de Teologia, em 2007, na Universidade Católica de Goiás; e, em 2010 reconheceu o curso de Filosofia na Faculdade Católica de Anápolis-GO.

No dia 15 de Maio de 2019, foi nomeado bispo diocesano para a Diocese de Ipameri-GO, por sua Santidade o Papa Francisco. Dia 04 de Agosto de 2019, foi ordenado bispo em Uruaçu-GO, tendo como bispo ordenante principal Dom José Silva Chaves (bispo emérito da diocese de Uruaçu); co-ordenantes: Dom Adair José Guimarães (Diocese de Formosa-GO) e Dom Messias dos Reis Silveira (Diocese de Teófilo Otoni-MG).Tomou posse Canônica da Diocese de Ipameri em 24 de agosto de 2019.