HISTÓRIA

A Diocese de Ipameri foi criada em 11 de outubro de 1966 pelo Papa Paulo VI e instalada no dia 6 de dezembro do mesmo ano. Pertence à Província Eclesiástica de Goiânia e ao Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Localiza-se na região Sudeste do estado de Goiás e limita-se com a Arquidiocese de Goiânia (GO), a Diocese de Paracatu (MG), a Diocese de Patos de Minas (MG), a Diocese de Uberlândia (MG), e a Diocese de Itumbiara (GO). Depois do desmembramento da cidade de Cristalina, a população da Diocese de Ipameri, segundo os dados do IBGE (2001), é de 225.475 habitantes e área é de 22.947 km².

A cidade de Ipameri é a sede da diocese. Junto a ela, dezenove municípios formam essa Igreja particular: Anhanguera, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Corumbaíba, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Marzagão, Nova Aurora, Orizona, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Rio Quente, Santa Cruz de Goiás, Três Ranchos e Urutaí. A Catedral do Divino Espírito Santo (neo-gótica), inaugurada em 15 de agosto de 1938, é a sede da Diocese.

Seu primeiro bispo foi Dom Gilberto Pereira Lopes (1966 a 1975). O segundo bispo foi Dom Antonio Ribeiro de Oliveira (1975-1985). O terceiro foi Dom Tarcísio Sebastião Batista Lopes (1986-1996). Veio, depois, como Administrador Apostólico “sede plena”, Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila, Arcebispo Militar do Brasil (1996-1999). O quarto bispo foi Dom Guilherme Antônio Werlang, que governou a Diocese por 18 anos (1999-2018). Na manhã do dia 21 de março, os sacerdotes que compõem o Colégio de Consultores da Diocese do Divino Espírito Santo, de Ipameri, se reuniram e elegeram Padre Orcalino Lopes da Silva como Administrador Diocesano.

No dia 15 de maio, o papa Francisco, nomeou o Pe. José Francisco Rodrigues do Rêgo como novo bispo da diocese vacante de Ipameri (GO). (VEJA MAIS AQUI) Nos últimos anos ele era pároco da Catedral de Uruaçu (GO). Dom Francisco foi ordenado bispo na manhã do domingo, 4 de agosto, Dia de São João Maria Vianney, Padroeiro dos Padres. A celebração contou com a presença de milhares de pessoas que encheram a Quadra do Seminário São José, na cidade de Uruaçu. Além dos cristãos leigos vindos das mais diversas paróquias da Diocese de Uruaçu e da Diocese de Ipameri, a celebração contou também com a presença vários bispos, padres, religiosos e religiosas e seminaristas e autoridades da sociedade civil.

A cerimônia de ordenação episcopal foi presidida pelo bispo emérito de Uruaçu, Dom José Silva Chaves. Foram co-ordenantes da celebração, o bispo de Formosa (GO) Dom Adair José Guimarães, e o bispo de Teófilo Otoni (MG) Dom Messias dos Reis Silveira, que foi o pastor da Diocese de Uruaçu por 12 anos. (VEJA MAIS AQUI)

Dom Francisco foi empossado o 5º bispo diocesano de Ipameri no dia 24 de agosto de 2019, na Catedral Divino Espírito Santo, em Ipameri (GO). O metropolita da Província Eclesiástica de Goiânia, Dom Washington Cruz, foi quem o empossou. (VEJA MAIS AQUI)

Fonte: Livro Jubileu de ouro da Diocese de Ipameri