NOSSO PADROEIRO

Divino Espírito Santo

Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Divino Espírito Santo é o Padroeiro da Diocese de Ipameri (GO).  O Divino, como também é chamado, é o amor entre o Pai e o Filho personificado, atuante, vivo. A partir do nosso batismo, ele passa a habitar em nossos corações, guiando no caminho da salvação os que creem em Jesus Cristo. Na Palavra de Deus, algumas imagens simbolizam o Espírito Santo: fogo, sopro, vento, água viva e a pomba. Esta última, no Antigo Testamento aparece como símbolo da paz e do perdão de Deus (Gn 8,8-12). Noé solta uma pomba que volta à arca trazendo um ramo de oliveira. O anúncio é de que as águas do dilúvio baixaram e que a terra está apta a ser habitada pelos seres humanos.

Auréola de três raios

O Divino Espírito Santo, traz em algumas representações, a auréola de três raios que saem da cabeça da pomba. Significa que o Espírito Santo faz parte da Santíssima Trindade. Na passagem bíblica do batismo de Jesus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, se manifestam juntos se revelando como Trindade à humanidade.

Oração ao Divino Espírito Santo

Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do Vosso amor; enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos

Ó Deus, que instruístes os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Isso Vos pedimos ó Pai em Nome de Jesus Cristo Vosso Filho Nosso Senhor na unidade do Espírito Santo. Amém.