Em Brasília, de 5 a 7 de setembro, aconteceu o Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude, Assessores das Expressões Juvenis e Líderes Jovens com o tema “Desafios e luzes do trabalho evangelizador com as juventudes”. O evento contou com mais de 250 jovens, vindos de mais de 230 dioceses de todos os regionais do país. Estiveram presentes no evento representando a Diocese de Ipameri os assessores do Setor Juventude Pe. Ronaldo Alves dos Santos, Ir. Marta Gomes Pedrosa e os jovens Thais Aparecida Aquino dos Santos e João Antônio Pereira da Silva.

Thais e João Antônio
Pe. Ronaldo e Ir. Marta

Esse evento é uma proposta da CNBB representada através dos bispos Dom Vilsom Basso (Imperatriz – MA), Dom Antônio Fontinele (Humaitá – AM) e Dom Darley Kummer (Porto Alegre -RS), cujo objetivo é desenvolver propostas de trabalho com a juventude por meio da reflexão de temas atuais, partilhas e desenvolverem estratégias para trabalharem nos diversos carismas que abrangem o setor.

Santa Missa

Durante o encontro debateu-se o temas ressaltando a importância da análise de conjuntura, expondo os principais eixos de trabalho com a juventude de forma estrutural, conjuntural e a proposta de ação englobando suas complexidades, desigualdades e as crises de liberdade no mundo Neoliberal.
Considerando ainda as crises presentes no mundo atual e cada vez mais digitalizado, foi feita a análise dos impactos da tecnologia na vida dos jovens que estão cada vez mais conectados e as consequências dessa nova modernidade para a vida cristã da nova geração: ‘desinstitucionalização’ gerando a perda das tradições e a individualização onde cada um acredita em sua própria verdade.

Comissão de frente da juventude

Durante o encontro houve a interação dos representantes de cada região apresentando a real situação dos jovens de sua diocese e como é feito o trabalho de desenvolvimento com os jovens e a partir dessas discussões foram elaboradas novas estratégias de trabalho a serem desenvolvidas com o propósito de fortalecer a missão de levar a luz de Cristo às novas gerações com zelo e compromisso, contribuindo para a construção de uma juventude cada vez mais engajada e iluminada pelo Evangelho.

Regional Centro-Oeste
Envio por regional