Entre os dias 1 a 3 de outubro, aconteceu em Brasília na casa Dom Luciano o 2° Seminário de iniciação à vida cristã com Presbíteros. Organizado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Estiveram presentes 250 Presbíteros.
Foram dias de conhecimento e aprendizado quanto a importância do papel da iniciação à vida cristã. Como o período em que estamos vivenciando da sinodalidade, para uma boa formação catequética é necessário a escuta no Espírito. Por isso, é preciso formar para informar, para levar adiante o anúncio do Reino de Deus.
Para o anuncio ‘Querigma’, Mariana Venâncio, assessora da Comissão da CNBB, destaca que “O anúncio querigmático é, na verdade, o centro da fé cristã, como o Diretório para a Catequese diz, vai ao âmago da fé cristã e ao anúncio de Jesus Cristo”. O conteúdo central querigmatica da IVC, é, e deve ser Jesus Cristo.
O Querigma deve promover o encontro com Cristo, que nos revela o amor do Pai pela ação do Espírito Santo.
Para uma boa execução de uma iniciação de qualidade não é como fazer, mas, fazer juntos para o bem comum. É necessário um acompanhamento na formação, assim como os discípulos que escutaram o Mestre, que se deixaram ser conduzidos pelo Espírito Santo.
Dom Leomar destacou que: “Estarmos juntos, rezarmos juntos e pensarmos juntos já é grande sinal de boa perspectiva. Hoje nós temos certeza de que algo novo precisa ser feito na evangelização e as novas diretrizes vão nessa direção. A Iniciação à Vida Cristã não pode ser vista de forma desconectada com as questões relativas às Diretrizes”.
É necessário que haja um caminho, um diálogo, uma troca de ideias para facilitar a comunicação na catequese entre todos.
Neste encontro em especial foram abordados temas que levaram aos presbíteros a rever o modo de como estão aplicando a Iniciação à Vida Cristã, sendo eles:
– Transmitir a fé na cultura atual
– ABC da IVC: Queremos saber como se faz isso na prática.
– O Querigma
– O Catecumenato
– Ars celebrando nos tiros de entrega
– Purificação e iluminação: a experiência quaresmal na iniciação à vida cristã
– A Mistagogia: Tempo propício e do condutor da iniciação à vida cristã
– Catequese, cultura digital e inteligência artificial
– Projetos comuns para a Igreja no Brasil em torno da IVC.
Cada um dos tópicos acima apresentados, proporcionou aos participantes um alargar no conhecimento e na busca de uma metodologia clara e segura que auxiliará em nossas comunidades um processo na formação de pessoas como discípulos.
É preciso demonstrar que a Liturgia deve ser celebrada com amor, um apresentar o Pai, por Cristo, no Espírito Santo. O Rito bem celebrado revela a sua essência, que é o Mistério Eucaristico da fé. Tudo isso, perpassa por uma pedagogia que facilite aos fiéis a real compreensão quanto ao Sagrado.
Dom Leomar Antônio Brustolin, destaca a importância de uma boa pedagogia na catequese:
“Todo padre sabe que a catequese é uma das maiores alegrias da sua comunidade, mas é também uma das suas preocupações. Como transmitir a fé para crianças, jovens e adultos que buscam a Deus em tempos de novas linguagens, novos métodos, novos símbolos? Vamos juntos refletir!”, incentiva o presidente da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.”
Que cada Padre, que beberam das inúmeras informações e formação, possam juntos com seu Bispo e na catequese, levar esses anseios para um aprofundamento maior na comunicação católica, ainda mais hoje, com os meios midiáticos que possibilitam o acesso de modo ágil e imediato em diversas plataformas sociais.
Que em tudo haja uma Purificação e iluminação para que as informações repassadas, possam ajudar aos catequistas e catequizandos a buscar mais e mais o Reino de Deus.
Pe. Ronaldo Alves dos Santos – PASCOM – Diocese de Ipameri.