Neste ano de 2024, celebramos com grande alegria o 58º aniversário de criação da Diocese de Ipameri. Em meio a essa celebração, recordamos com gratidão a fundação da Igreja por nosso Senhor Jesus Cristo, que a deixou sob os cuidados de São Pedro, conforme nos lembra a Sagrada Escritura: “E eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16,18).
A Diocese de Ipameri foi criada no dia 11 de outubro de 1966 pela Bula: “De Animorum Utilitate” do Papa Paulo VI, desmembrada da Arquidiocese de Goiânia. Desde a sua instalação, em 1966, a Diocese de Ipameri tem sido conduzida pela sabedoria e dedicação de seus bispos, cada um deixando sua marca indelével na história e no crescimento desta porção do povo de Deus. A caminhada diocesana foi iniciada por Dom Gilberto Pereira Lopes (Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Campinas – SP), seguido por Dom Antônio Ribeiro de Oliveira (in memoriam † 2017); Dom Tarcísio Sebastião Lopes (in memoriam † 2001); Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila (in memoriam † 2005) como Administrador Apostólico; Dom Guilherme Antônio (Bispo da Diocese de Lages – SC) e o nosso atual bispo, Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo.
Ao longo desses 58 anos, o Espírito Santo tem derramado suas bênçãos sobre nossa diocese, na qual é o nosso padroeiro, fortalecendo-a em momentos de desafios e conduzindo-a à fidelidade ao Evangelho. Pela graça de Deus, temos sido testemunhas de uma Igreja viva, em constante renovação, sustentada na fé, na esperança e no amor.
Atualmente, contamos com 25 paróquias divididas em 5 foranias, e 1 Santuário Diocesano. A diocese é formada por 19 municípios: Anhanguera, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Corumbaíba, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Marzagão, Nova Aurora, Orizona, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Rio Quente, Santa Cruz de Goiás, Três Ranchos e Urutaí. Conta com um clero formado por 25 padres diocesanos, 11 padres religiosos, 5 diáconos permanentes, 6 congregações masculinas e 14 congregações femininas, cada qual desses entes com suas características individuais, mas que juntos, têm o mesmo objetivo, de apontar o céu como destino e objetivo final para todos os leigos.
Acreditamos que a união em uma diocese é essencial para a sua vitalidade e crescimento. Quando os fiéis, clero, religiosos e leigos caminham juntos, fortalecem a missão de evangelizar e servir, criando uma comunidade coesa e comprometida com os ensinamentos de Cristo. A unidade permite que os diversos dons e carismas se complementem, promovendo ações eficazes de caridade, justiça e formação cristã. Além disso, a união reflete o corpo místico de Cristo, onde cada membro tem sua função, mas todos estão interligados, trabalhando para o bem comum e a edificação da Igreja. CIC 798 – A força de uma diocese está em sua capacidade de agir em comunhão, guiada pelo Espírito Santo.
Que essa data seja um marco de gratidão e renovação do nosso compromisso com a missão evangelizadora, sempre confiantes de que o Senhor continua a guiar nossa Igreja, assim como prometeu. Que possamos continuar a trilhar esse caminho de unidade e serviço, certos de que “as portas do inferno não prevalecerão” contra a obra que Ele iniciou em nós.
Parabéns, Diocese de Ipameri, pelos seus 58 anos de fé, serviço e dedicação! É um momento de grande alegria e gratidão, pois celebramos não apenas o passar do tempo, mas uma história de amor, de comunhão e de entrega. Que cada gesto, cada palavra e cada ação desta comunidade continue sendo um reflexo vivo do Evangelho.
Que estejamos sempre prontos a servir, unidos na oração e na fraternidade, acolhendo com amor e generosidade. Juntos, guiados por Cristo, transformaremos vidas e seremos testemunhas vivas da graça de Deus
João Antônio Pereira da Silva e João Paulo Henrique – PASCOM – Diocese de Ipameri.