Nesta quinta-feira, 18 de junho de 2026, em comemoração aos 60 anos de criação das Dioceses de Ipameri e Itumbiara, se reuniu na Catedral em Ipameri os Bispos e os Padres das respectivas dioceses.

 

A Santa Missa foi presidida por Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, e concelebradas pelos padres presentes das duas dioceses.

Foi um momento muito importante para as dioceses, aonde na homilia, Dom Francisco destacou que ambas as dioceses compartilham uma origem comum, tendo sido criadas pelo Papa Paulo VI em 11 de outubro de 1966, a partir do desmembramento da Arquidiocese de Goiânia. Ao longo dessas seis décadas, as duas dioceses caminharam como “Igrejas irmãs”, partilhando iniciativas, desafios e o florescimento de vocações e comunidades dedicadas ao anúncio do Evangelho.

Ano após anos, pode-se perceber a ação do Espírito Santo agindo entre e no coração do povo de Deus. Dom Francisco ainda ressaltou que a missão evangelizadora não termina com uma geração, mas prossegue ao longo dos séculos sob a condução do Senhor.

Há um profundo agradecimento a todos que sustentam a Igreja – ministros ordenados, leigos, famílias e movimentos – com um olhar especial aos seminaristas, que representam a continuidade dessa missão. A vitalidade das dioceses é atribuída a essa corresponsabilidade missionária fundamentada na fé recebida no Batismo.

 

Um ponto central da reflexão é o alerta contra o risco de se “acostumar com as coisas de Deus”, transformando sacramentos e orações em rotinas vazias,.

Ao analisar a oração do Pai-Nosso, Dom Francisco ensina que ela não é uma repetição de palavras, mas uma relação viva com o Pai que gera comunhão. Rezar o Pai-Nosso implica reafirmar a identidade de irmãos, assumir o compromisso de glorificar a Deus pelo testemunho e renovar a confiança de que Ele conduz a história.

Por fim, como destaque central, percebe-se que a comunhão tem sido a maior graça vivida pelas dioceses de Ipameri e Itumbiara, sendo um estilo de participação e colaboração que antecede a popularização do tema da sinodalidade. O objetivo deste jubileu de 60 anos é renovar o compromisso de continuar a obra evangelizadora para que as futuras gerações herdem o mesmo ardor missionário.

Dom José Aparecido, Bispo da Diocese de Itumbiara também ao final, dedicou algumas palavras de unidade e fraternidade, agradecendo a Dom Francisco pela acolhida de sua diocese e agradecendo a todos os padres que se deslocaram de suas paróquias para este momento tão importante. “As dioceses de Itumbiara e Ipameri são coirmãs e agradeço imensamente a Dom Francisco pela atenção dada a mesma. ‘Agradeço de coração meu irmão por esta iniciativa e os esperamos em breve em nossa diocese de Itumbiara’”.

A celebração encerra-se com umas breves palavras do Corrdenador do Clero da Diocese de Ipameri o Pe. Emerson Simplicio. Palavras que motivaram a todos os presentes a manter a comunhão, participação e missão.

Que pela ação do Divino Espírito Santo padroeiro da diocese de Ipameri e Santa Rita de Cássia, padroeira da diocese de Itumbiara e a Virgem Maria, continuem a conduzir as nossas dioceses, rumo ao coração de Jesus.