Entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2025, aconteceu em Goiânia a primeira reunião do ano do Conselho Episcopal Regional (CONSER). O primeiro dia foi coroado com a Santa Missa em comemoração aos 42 anos do Seminário São João Maria Vianney de Goiânia. Um momento importante onde estiveram presentes os Bispos do Regional, Padres e seminaristas.
Entre os temas propostos importantes, três deles foram de fundamental importância:
- A importância dos Bispos em Acompanhar e Cuidar dos presbíteros, “pois quem cuida precisa de cuidados”. Os bispos, por divina instituição, são os sucessores dos Apóstolos, e são, por isso, os pastores da Igreja. São eles os mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo. A sua missão de ensinar, governar e santificar a Igreja só pode ser exercida dentro da comunhão hierárquica com a cabeça da Igreja e com os membros do Colégio. O Papa Francisco em 2018 falou aos Seminaristas, sobre a importância do relacionamento do sacerdote com o bispo. “É de suma importância que haja um diálogo, um acompanhamento para que o Bispo seja próximo de seu clero”.
- Também teve uma abordagem ampla sobre as novas Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) a qual será aprovada na 62ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP) entre os dias 30 de abril a 09 de maio deste ano. O processo de construção das novas diretrizes começou em 2022. As DGAE são uma expressão da colegialidade e da missionariedade da Igreja no Brasil.
- E por fim, o tema central do Ano Jubilar – lugar de peregrinação. O Ano Jubilar de 2025 é um período de peregrinação que inclui vários locais, como a Basílica de São Pedro, em Roma, e diversos santuários como o Santuário Nossa Senhora da Salette em Caldas Novas-GO. O tema principal do Jubileu é “Peregrinos de Esperança”. O Papa Francisco estabeleceu que para obter indulgências é necessário fazer obras de misericórdia e de penitência; realizar visitas aos lugares sagrados; e realizar peregrinações às basílicas romanas e, também a Catedral, às Igrejas, Santuários e demais lugares jubilares de nossa Diocese de Ipameri-GO.