Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz

Capela São José

Cidade: Anhanguera-GO

Biografia

Pe. Murah Rannier Peixoto Vaz, filho de Murá Peixoto e de Antônia Emídio Vaz, nasceu em 22 de maio de 1984, na cidade de Ipameri-GO. Nessa cidade, estudou na Escola Estadual Dom Bosco (1990-95), nos Colégios José Pio de Santana (1996-99) e Normal César Augusto Ceva, onde fez parte da primeira turma de ensino médio daquele estabelecimento de ensino (2000-02).

Profissionalmente, trabalhou como fotógrafo por sete anos, três deles na 23ª Cia e Cmbt, de Ipameri. Também atuou nos movimentos católicos juvenis, com participação nos grupos de jovens da RCC (Renovação Carismática Católica) e da PJ (Pastoral da Juventude). Nesta última, desenvolveu o trabalho de coordenador paroquial (2003-2006) e, posteriormente, também assumiu a coordenação da região centro da Diocese de Ipameri (2004-2006). No mesmo ano, foi apontado pela Mini-Assembleia Diocesana de Ipameri como leigo acompanhante da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e fez parte da equipe executiva da 12ª Romaria da Terra e das Águas do Regional Centro-Oeste. No ano de 2006, ingressou no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, na cidade de Goiânia, e iniciou os estudos filosóficos, graduando-se em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, no ano de 2008.

Como seminarista, a partir da proposta de formação pastoral, aos finais de semana atuou na assistência espiritual aos enfermos do Hospital Araújo Jorge (2006); fez parte da equipe do Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Goiânia (2007) e, no ano seguinte, atuou na comunidade Santo Antônio de Pádua em Roselândia, Distrito de Bela Vista-GO.

Em 2009, conforme a praxe da Diocese de Ipameri, saiu do Seminário para fazer seu ano de estágio pastoral na Paróquia N. Sra. do Amparo na cidade de Campo Alegre de Goiás. Iniciou o curso de teologia ao retornar ao Seminário no ano de 2010, nesse mesmo período começou o trabalho pastoral de finais de semana nas comunidades da Paróquia N. Sra. Aparecida de Senador Canedo (2010-2011). De fevereiro de 2012 até dezembro de 2013, atuou pastoralmente aos finais de semana na comunidade Profeta Jeremias da Paróquia Santo Hilário, em Goiânia. Foi ordenado diácono no final de seu 4º ano de teologia, em 28/09/2013, na cidade de Campo Alegre de Goiás.

Após concluir o curso de teologia no Instituto de Filosofia e Teologia Santa Cruz, em 23/12/2013, foi designado como Vigário para a paróquia São Francisco de Assis, em Catalão. Em 08/03/2014, foi ordenado presbítero em Ipameri. A pedido do Bispo Diocesano, ingressou na Faculdade Dehoniana de Taubaté-SP para fazer a pós graduação para Formador de Seminários e Casas de Formação, concluída no ano de 2016. Por ocasião da preparação para o Jubileu de Ouro da Instalação da Diocese de Ipameri foi nomeado junto com Pe. Ronan para organizarem o acervo e constituírem um Museu Diocesano a partir da doação de peças pelas paróquias e particulares, o, mesmo organizado e constituído, ainda continua exercendo e melhorando aos poucos o acervo diocesano do Museu.

De 2014 a 2016 foi nomeado Coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana e do SAV. Em 23/12/2017 tomou posse como Pároco da Paróquia São João Batista – Cumari-GO e Anhanguera-GO, onde atua no momento. Também foi eleito Coordenador da Região Pastoral Sudoeste (2018) e Tesoureiro da Pastoral Presbiteral (2019), ocupações que ainda exerce.

O Padre Murah Rannier é autor do livro “As terras do Divino Espírito Santo – Desenvolvimento Histórico do Município de Ipameri-GO”, Orizona: Master Gráfica, 2017. Também é co-autor do livro “Jubileu de Ouro da Diocese de Ipameri”, Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2016.