A Comissão Litúrgica do Regional Centro-Oeste da CNBB realizou no último fim de semana, dias 26 a 28 de novembro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF), em Goiânia, o 9º Encontro Regional de Liturgia com o tema: A Liturgia e as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; e o lema: “Chamou os que ele mesmo quis… Para estarem com ele… E para enviá-los a anunciar…” (Mc 3, 13-15).

O encontro refletiu sobre os quatro pilares da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil: pilar da Palavra, pilar do Pão, pilar da Caridade e pilar da Ação Missionária. Todos os quatro pilares possuem relação direta com a Liturgia, que deve ser vivida no nosso dia a dia. Também como tema conclusivo do encontro foi refletido o tema do Sínodo dos Bispos, encorajando a todos a aderirem ao chamado do papa Francisco que deseja uma Igreja verdadeiramente sinodal.

Estiveram presentes no Encontro 45 pessoas, de quase todas as Dioceses do nosso Regional Centro-Oeste. Destaca-se a presença do bispo referencial da Liturgia no regional, Dom Marcony Vinícius, bispo auxiliar de Brasília, que com suas palavras e testemunho estimulou todos a continuarem a árdua missão de promoverem a Liturgia em todas as nossas dioceses.

O coordenador regional da Pastoral Litúrgica, padre Fábio Carlos de Araújo, assim falou sobre a realização deste importante evento. “Foi um encontro que foi se desenvolvendo ao longo de dois anos, uma vez que ano passado não foi possível de realizá-lo por conta da pandemia. Este ano com todos os cuidados necessários e com a abundante graça de Deus tivemos o grande milagre de podermos realizá-lo. O encontro foi um momento de esperança, fraternidade e demonstração de muita caridade. Que o Senhor Jesus continue iluminando nossos trabalhos”.

FONTE: CNBB Centro-Oeste