Campanha para a Evangelização 2019 será lançada no próximo domingo

O cuidado com o anúncio da Palavra, com os pobres e com as comunidades são os eixos centrais da Campanha para a Evangelização deste ano que tem como lema: “Cuida dele”, a frase presente na parábola do Bom Samaritano, narrada no Evangelho de Lucas e que será lançada oficialmente pela a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), neste domingo, 17 de novembro.

A campanha, segundo o padre Patriky Samuel Batista, secretário-exeuctivo de Campanhas da CNBB, é uma convite à Igreja no Brasil no período do Advento e convida à reflexão de como o Natal de Jesus inspira o compromisso dos cristãos no cuidado, por isso a inspiração samaritana.

“No advento lembramos a segunda vinda do Senhor. Ele há de voltar e quer nos encontrar como bons samaritanos, cuidando do anúncio da Palavra, dos pobres e da comunidade”, explica o secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista.

O objetivo da Campanha para a Evangelização é motivar os fiéis a participarem efetivamente da missão da Igreja por meio do testemunho de vida, de ações pastorais específicas e da garantia de recursos para a ação pastoral.

Segundo padre Patriky, uma das grandes motivações para a realização da iniciativa “é a conscientização sobre a importância do compromisso evangelizador que deve ser assumido por cada cristão e o despertar para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais da Igreja”.

Por isso, a importância do gesto concreto da Campanha, que é a coleta promovida em todo o Brasil no terceiro domingo do Advento. Esse ano, dias 14 e 15 de dezembro. Ou seja, as contribuições são essenciais para que dioceses, especialmente, as mais pobres consigam realizar as ações pastorais de evangelização.

Os recursos arrecadados são distribuídos da seguinte maneira: 45% dos recursos ficam na própria diocese; 20% vão para o Regional da CNBB para as iniciativas evangelizadoras, como as atividades de formação e 35% se destinam à CNBB nacional que é usado para a manutenção da instituição e também o financiamento de ações pastorais.

Este ano, a Campanha para Evangelização completa 21 anos. Aprovada pela 35ª Assembleia Geral da CNBB, 1997, ela foi realizada pela primeira vez no advento de 1998. No domingo, 17 de novembro, será divulgado um vídeo oficial da campanha nas emissoras de inspiração católicas. Também nos próximos dias, será lançado um site de onde será possível baixar o material da campanha (vídeos, cards para redes sociais, entre outros).