Diocese de Ipameri presente no 38º Encontro Regional de Presbíteros

Com o tema “Presbítero: comunhão e missão” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) acontece em Rubiataba (GO) desde esta segunda-feira (26) e segue até o dia 29 de agosto, o 38º Encontro Regional de Presbíteros, promovido pela Comissão dos Presbíteros do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal). O evento anual tem assessoria do padre Dr. Anselmo Matias Limberger, da Diocese de Santo Amaro (SP). Da Diocese de Ipameri participam os padres Joel Gomes Martins de Souza, vigário da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Goiandira e coordenador da Pastoral Presbiteral; o padre Emerson Simplício da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Caldas Novas; e o padre Emerson da Costa, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de Catalão. Cerca de 50 padres de todo o Regional Centro-Oeste participaram do encontro.

Entrevistado, o assessor explicou que o tema está em sintonia com o mesmo tema do Encontro Nacional de Presbíteros, que acontecerá em maio de 2020. Para falar aos padres do Regional Centro-Oeste, padre Anselmo buscou fundamentação na Palavra de Deus e nos textos patrísticos sobre o ministério presbiteral. “Percorrendo a história da Igreja percebemos as diferentes tônicas que são colocadas no ministério e na vida do presbítero”, disse o assessor.

Padre Anselmo disse ainda que “o Concílio Vaticano II retoma no Decreto Presbyterorum Ordinis, o Ministério e a Vida, e lança luzes para uma teologia madura que vai aparecer na Exortação Apostólica Pastores Dabo Vobis de São João Paulo II e também no Diretório para o Ministério e a Vida dos Presbíteros. Diferentes temas são refletidos e percebemos hoje como o presbítero amadureceu na compreensão trinitária, cristológica, eclesiológica e pneumatológica do ministério presbiteral, bem como no ministério exercido em comunhão com o bispo na Igreja local”.

O assessor também disse que cada padre com seu dom e carisma enriquece a totalidade da Igreja na sua função ministerial de anunciar a palavra de Deus para o povo celebrando os mistérios, os sacramentos, a centralidade da eucaristia e também levando a vida espiritual à vida plena. O sacerdote afirmou que o foco do encontro é “Presbítero: comunhão e missão”, mas ressaltou que o evento também lança um olhar sobre a vida do presbítero. “Lançamos um olhar sobre a vida do presbítero buscando refletir sobre um projeto de santidade que está bem presente no capítulo 3 Pastores Dabo Vobis, que convida o padre a viver santamente seu ministério junto com o povo e o presbitério na Igreja local”, enfatizou.