Dom José Francisco participa de Curso para novos bispos, em Roma

Evento conta com a participação de cerca de 105 novos bispos de todo o mundo

Desde o dia 4 de setembro, acontece no Ateneo Regina Apostolorum – Seminário da Congregação dos Legionários de Cristo, em Roma, o Curso para novos bispos, evento que segue até o próximo dia 12, quando os 105 bispos de todo o mundo, entre eles 14 brasileiros terão audiência com o papa Francisco. Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, bispo da Diocese de Ipameri (GO) é quem nos envia as notícias e fotos dos vários momentos do curso. “Esta é uma rica experiência de comunhão eclesial”, disse ele.

O tema central do curso é “Pastores de uma Igreja Sinodal”. São várias as formações por quê passam os novos prelados. Na quinta-feira (5) os novos bispos continuaram os estudos sobre a Sinodalidade da Igreja. “A conversão pastoral para a atuação da sinodalidade exige que alguns paradigmas ainda frequentemente presentes na cultural eclesiástica sejam superados, porque exprimem uma compreensão da Igreja não renovada pela eclesiologia da comunhão” (A sinodalidade na vida e na missão da Igreja, 105).

Nesta sexta-feira (6) o grupo de bispos participaram da Santa Missa e a homilia de Beniamino Stela, prefeito da Congregação para o Clero. “Esta manhã tivemos palestras com o Cardeal Francisco Robles Ortega, (Arcebispo de Guadalajara, México ), com o tema: ‘A conversão sinodal na vida das Igrejas’ e em seguida a conferência com o tema: ‘Sinodalidade e caminho ecumênico’, palestrante: Cardeal Anders Arborelius, bispo de Estocolmo (Suécia)”, disse Dom José Francisco.

Veja fotos do curso