Pentecostes marca a descida do Espírito Santo à Terra e término do período pascal

Considerada uma das solenidades mais importantes para a Igreja Católica, a festa de Pentecostes marca a unção do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus e a Virgem Maria. A ocasião é recordada anualmente sempre 50 dias após o Domingo de Páscoa e algumas catequeses também a nomeiam como “aniversário da Igreja Católica”.

Assim, 50 dias após o Domingo de Páscoa, os discípulos e seguidores de Jesus estavam com a Santíssima Virgem, reunidos para celebrar a festa da colheita, quando o Espírito Santo desceu na Terra e os ungiu com o poder dos seus dons. A partir daí aqueles que foram abençoados começaram a falar em voz alta e pregar os ensinamentos de Cristo com as línguas que eram faladas ao redor do mundo inteiro.

Pentecostes marcou a certeza dos discípulos de que Jesus havia mesmo ressuscitado dos mortos, após o período de quase 2 meses, em que era trabalhado com Deus o convencimento de que o milagre foi real. Por esse motivo, muitos consideram a data também o aniversário da Igreja Católica, pois foi por meio dela que os trabalhos dos discípulos como verdadeira Igreja começou.