Um grupo de 35 seminaristas da Diocese de São João da Boa Vista (SP) animados pela Campanha Missionária 2023, que teve como tema “Ide! Da Igreja Local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32), vivenciaram a Semana Missionária de Seminaristas (SEMISE) nos dias 10 a 16 de dezembro de 2023, nas Paróquias Divino Pai Eterno e Nossa Senhora das Dores, em Caldas Novas (GO) – Diocese de Ipameri. As duas dioceses mantêm há 17 anos o projeto Igrejas-irmãs, iniciativa que marca a troca de dons entre as igrejas particulares.

A Diocese de Ipameri começou a se preparar para a vinda dos seminaristas no início de 2023, oferecendo frequentes formações para os leigos, já esboçando a criação do COMIPA (Comissão Missionária Paroquial), entendendo justamente a essencialidade missionária da Igreja, e o quanto os leigos também devem auxiliar no anúncio da palavra e do nome de Cristo, apontando a Igreja como sacramento da salvação.

O objetivo da missão, conforme um dos reitores do seminário, Pe. Flávio, foi ajudar os futuros presbíteros a crescerem na espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo, missionário do Pai, no meio do povo. Logo no início das atividades, no dia 10, o vigário geral da Diocese de Ipameri e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Caldas Novas, padre Ivan Vieira dos Anjos, enfatizou a importância de todos serem testemunhas vivas para o povo de Deus, que anseia pela presença da Igreja.

Todas as manhãs os seminaristas, padres e diáconos permanentes se reuniram com os fiéis das comunidades para rezar as laudes, louvar e invocar o auxílio de Deus para as tarefas do dia. Com a colaboração dos paroquianos, os missionários visitaram as casas e estabelecimentos comerciais e confrontaram as diversas realidades de alegrias, dores e anseios com a mensagem do evangelho. “Ao longo das visitas ouvimos testemunhos emocionantes de todo o povo de Deus, que foi tocado pela Palavra e encontrou um verdadeiro sentido de vida através de nossas palavras de conforto, esperança e ânimo”, destacou o seminarista Marcus Vinícius da Silva. À noite, seminaristas e fiéis se reuniram nas celebrações nas comunidades para louvar e agradecer a Deus pelos trabalhos realizados.

Padre Wiliam, também reitor do Seminário, falou um pouco sobre o trabalho realizado durante os seis dias na Diocese de Ipameri. “Reconhecemos que todos estes momentos reforçaram em nós o sentido de pertencimento à Igreja de Cristo e ao seu povo e nos despertaram para as necessidades desta Igreja-Irmã e outras, que também precisam de sacerdotes. Quanto aos padres-reitores, estes se organizaram para atender as comunidades com a administração dos sacramentos: Eucaristia, Penitência e Unção dos Enfermos”.

Já o Pe. Richard, reitor da etapa teológica do seminário, apontou que a Semana Missionária foi ocasião para inspirar os corações de quem participou, sobretudo os jovens. “Acreditamos que a SEMISE 2023 causou um impacto profundo em todos os fiéis, uma vez que a nossa presença inspirou muitos corações, revitalizando sobretudo a fé e a esperança nos corações feridos. Tivemos consciência que durante a SEMISE o nosso testemunho foi uma ocasião para que os adolescentes e jovens, membros das comunidades, discernissem suas vocações e se sentissem chamados a um compromisso mais profundo com o Senhor da Messe e Pastor do Rebanho”.

Dom José Francisco, bispo diocesano de Ipameri, disse que os missionários deixaram saudades e as marcas da alegria e do vigor missionário por onde passaram. “Eles fizeram arder os corações de nosso povo tão sedento de Deus e da presença da Igreja e ainda fizeram que também se colocassem a caminho, assumindo agora nós, como comunidade paroquial, a urgência da missão”. Dom José Francisco agradeceu ainda aos bispos que têm possibilitado a continuidade do projeto Igrejas-Irmãs entre as duas dioceses. Dom Antônio Emídio Vilar sdb, quando bispo diocesano de São João da Boa Vista e atualmente bispo da Diocese de São José do Rio Preto (SP); Dom José Carlos Brandão Cabral, que acolheu e deu prosseguimento à iniciativa, assim como o Administrador Apostólico da Diocese de São João da Boa Vista, o arcebispo Dom Moacir Silva, da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP).

A Semana Missionária de Seminaristas foi, portanto, conforme o seminarista Marcus Vinícius, “a reafirmação em nós do compromisso do Papa Francisco com uma ‘Igreja em Saída’. Fazemos votos de que as sementes lançadas possam germinar e florescer para maior glória de Deus e santificação dos homens”.

Fonte: https://cnbbco.com/