Regional Centro-Oeste inicia preparativos para a XX Assembleia Eclesial

Evento a ser realizado em outubro acontece a cada quatro anos e norteia caminhada pastoral da Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal

No dia 9 de fevereiro, coordenadores diocesanos, coordenadores de pastoral e movimentos e presidentes de organismos se reuniram, na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) em Goiânia, com o objetivo de refletir sobre a caminhada pastoral desta porção da Igreja, nos últimos três anos, quando foram vividas as prioridades pastorais assumidas na Assembleia Eclesial Regional, no ano de 2015. Nos anos de 2016 a 2018, o Regional assumiu as prioridades: Ano da Misericórdia, Ano Vocacional Mariano e, por último, no ano passado, o Ano da Família. As perspectivas pastorais também foram discutidas no encontro.

Logo no início do encontro, padre Eduardo Luiz de Rezende, secretário executivo do regional, fez comentários sobre a caminhada pastoral 2018. Um dos destaques de sua fala foi a avaliação positiva da palestra do mons. Antônio Catelan sobre o tema “Formação de Liderança”, na 2ª Reunião de coordenadores diocesanos, coordenadores de pastoral e movimentos e presidentes de organismos, que aconteceu no mês de agosto. O tema proposto e a apresentação feita pelo sacerdote também foram elogiados pelos participantes.

Os coordenadores diocesanos também partilharam aspectos da caminhada pastoral em suas Igrejas particulares, sempre enfatizando os compromissos assumidos no último triênio. Essa vivência, conforme o coordenador da Pastoral da Comunicação Regional, irmão Diego Joaquim, são luzes para a caminhada da Igreja neste ano em que o Regional Centro-Oeste volta a se reunir em Assembleia, para pensar e definir sua caminhada pastoral nos próximos três anos. “Este encontro dos coordenadores de pastoral foi importante para a reflexão sobre nossa Assembleia Eclesial do Regional. Percebemos a importância do processo de avaliação continuada que realizamos nos últimos quatro anos e construímos uma proposta sobre a temática que vai nos iluminar no encontro de outubro próximo. A proposta formulada aborda a evangelização no contexto urbano e será apreciada pelos bispos em breve”, afirmou.

Os bispos do Regional Centro-Oeste se reunirão pela primeira vez no ano de 2019, no Conselho Episcopal Regional (Conser), nos dias 2 a 4 de abril, na cidade de Rubiataba, Diocese de Rubiataba/Mozarlândia (GO).

Para Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar e coordenador de pastoral da Arquidiocese de Goiânia, a reunião dos coordenadores diocesanos de pastoral e dos coordenadores das pastorais regionais é uma importante oportunidade de partilha e tentativa de caminhar juntos. “Cada pastoral e cada diocese tem sua história, seus objetivos pastorais, sua forma de pastorear em vista destes projetos, mas todas buscam o mesmo objetivo: anunciar Jesus Cristo e testemunhar o seu Reino, colaborando na sua construção.” Com relação ao tema evangelização nos centros urbanos, Dom Moacir disse que o “nosso maior desafio é atingir os centros urbanos e despertar a vivência da comunidade e na comunidade.”

A unidade das dioceses do regional, segundo Dom Moacir, é indispensável para a percepção de que cada uma é parte de uma única Igreja. “São muitos desafios a serem superados e o maior deles é sempre a construção da unidade e a colaboração nos diversos projetos pastorais. Cada pastoral deve se perceber como parte de um grupo maior e, ao se planejar e propor caminhos, pensar também nas demais pastorais, de forma a construir um testemunho de unidade e não apenas belos projetos de evangelização”, concluiu.