Sínodo 2023

Por uma Igreja Sinodal, comunhão, participação e missão, este é o tema central da 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos a ser realizada em 2023. O tema tem como proposta, um caminhar juntos, todo o povo de Deus chamado a reflexão. o “caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Entre os dias 9 e 10 de outubro, o Papa Francisco realizou a abertura em Roma, dando início a um processo de escuta de todo o Povo de Deus nas dioceses do mundo inteiro. Essa primeira fase acontece até março de 2022 com a escuta e a reflexão envolvendo todas as paróquias, comunidades, movimentos e vida consagrada.

Na Diocese de Ipameri, o bispo Diocesano Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo abre a fase diocesana do Sínodo no próximo domingo, dia 17, às 08h, na Catedral Divino Espírito Santo.

O Sínodo está dividido em três fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023: uma fase diocesana e outra continental, que darão origem a dois instrumentos de trabalho e que antecedem a fase definitiva, no nível da Igreja universal.

Fase diocesana do Sínodo

O Papa Francisco convocou todo o povo de Deus para 2023 no Sínodo dos Bispos, uma reunião do colégio episcopal com o sumo pontífice que consiste num momento de diálogo e escuta. Para este Sínodo, o Papa estabeleceu que o processo de escuta deve começar nas dioceses, escutando o povo de Deus iluminado pelo tema Por uma igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Na Diocese de Ipameri, foram escolhidos os respectivos representantes das foranias, que terão a missão de levar adiante a proposta sinodal. É importante que tenha a participação de todos, a iniciar nas Paróquias, Capelas, Comunidades, Movimentos e pastorais:

Fase paroquial seja dividida dois momentos: um encontro em cada comunidade onde as pastorais ali atuantes poderão falar e se expressar, e um encontro paroquial com representantes das comunidades e da forania que trarão a síntese das reuniões comunitárias. Após a conclusão da fase paroquial, haverá a assembleia geral com todas as foranias na data a ser estabelecida pela comissão organizadora.