Diocese avalia e programa caminhada em 2ª Reunião Ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral

Diversos assuntos pertinentes à vida das paróquias e das pastorais e movimentos presentes na diocese foram tratados na 2ª Reunião Ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral, que reuniu 15 coordenadores dos conselhos de pastoral das paróquias e aconteceu no dia 2 de junho, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) em Ipameri. Como de costume, o encontro foi norteado pela dinâmica de evangelização presente no Plano Diocesano de Pastoral, com o objetivo de avaliar e fazer os encaminhamentos necessários para os próximos meses.

Destaque para a 17ª Romaria da Terra e das Águas, que deverá ser sediada PELA diocese, no Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho de 2021. “Esse é um momento muito forte do qual nós estamos procurando nos inteirar de um projeto que já foi e continua sendo prioridade para nós”, salientou o Administrador Diocesano, Pe. Orcalino Lopes da Silva.

O Encontro de Ministros Extraordinários da Palavra e da Sagrada Comunhão Eucarística também foi discutido. A data de realização do evento, que estava marcado para o dia 28 de julho foi transferido para uma data posterior para que o bispo nomeado, Mons. José Francisco, possa também participar. Isso porque trata-se de um encontro importante que deve reunir mais de 500 ministros, segundo Pe. Orcalino.

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) também teve sua data remarcada. O evento que deveria acontecer no dia 25 de agosto, acontecerá no dia 27 de outubro, já que o novo bispo será empossado no dia 24 de agosto.

Para o Administrador Diocesano, a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral, foi bem desenvolvida e alcançou os objetivos propostos. “Neste encontro de hoje pude perceber que os Conselhos de Pastoral das paróquias estão funcionando. Nós queremos manter um contato mais prático com esses coordenadores para um maior desempenho dos encaminhamentos e encontros a nível de diocese. Percebi também que as Regiões Pastorais também funcionam, tem atividades próprias e o padre coordenador da região juntamente com uma pequena equipe elabora toda a programação para a região, além daquelas em nível de diocese que é assumida pelas Regiões Pastorais e isso mostra também maior comunhão com o projeto de evangelização da diocese”, afirmou.

O Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Ivan Vieira dos Anjos, também viu o encontro como um ponto de unidade da vida da Igreja Diocesana. “Os participantes trouxeram várias situações da vivência paroquial, além de questões das pastorais, movimentos e serviços que foram compartilhados e nos ajudam a caminhar em comunhão. Isso demonstra nossa unidade e só temos a agradecer a Deus por mais este encontro que foi muito proveitoso e nos ajudou a continuar caminhando na direção certa”, disse.

A 3ª Reunião Ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral deverá acontecer no dia 18 de agosto e a última do ano no dia 6 de outubro.