Entre 17 de novembro de 2021 a 14 de agosto de 2022, Dom Francisco já fez 12 visitas pastorais: Paróquia São Sebastião (Marzagão) em novembro. Paróquia São Sebastião (Rio Quente) em novembro. Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Goiandira) em fevereiro. Paróquia São Sebastião (Nova Aurora) em fevereiro. Paróquia Santo Antônio de Pádua (Ouvidor) em março. Paróquia Santo Antônio de Pádua (Três Ranchos) em abril.  Paróquia São José (Santo Antônio do Rio Verde) em maio. Paróquia Nossa Senhora do Amparo (Campo Alegre) em maio. Paróquia Bom Pastor (Caldas Novas) em junho. Paróquia Bom Jesus (Urutaí) em junho. Paróquia São Vicente de Paulo (Catalão) em junho. Paróquia Nossa Senhora das Dores (Caldas Novas) em agosto de 2022.

A Visita Pastoral é uma ocasião especial na qual o Bispo conhece a realidade da Diocese para melhor servi-la, encorajando a missão evangelizadora e orientando as atividades pastorais e administrativas. Segundo o Código de Direito Canônico, esta é uma visita oficial que o Bispo faz a toda Diocese, ao menos a cada cinco anos (CDC 396). Nela, o Bispo conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver de acordo com as palavras de Jesus, o Bom Pastor: “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10, 14).

A raiz histórica da Visita Pastoral do Bispo vem das visitas dos apóstolos às comunidades cristãs fundadas por eles. Os apóstolos, encorajados pelo Cristo Ressuscitado, cumpriram a ordem do seu Senhor: “Vão, portanto, e façam que todas as nações se tornem discípulas, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo o que lhes ordenei. Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20). Durante a convivência com os apóstolos, Jesus foi lhes ensinando a cuidar do seu rebanho. Hoje, os Bispos, como sucessores dos Apóstolos, continuam esta tradição.