Dom Francisco tem primeiro encontro com padres, diáconos, irmãs religiosas e religiosos da Diocese de Ipameri

Os padres, diáconos, irmãs religiosas e religiosos se reuniram com o bispo diocesano Dom Francisco, no dia 27 de setembro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) em Ipameri. O encontro iniciou com uma oração na capela do Centro de Formação e acolhida do coordenador diocesano de Pastoral, padre Ivan Vieira dos Anjos e uma palavra do bispo.

Durante o encontro, o bispo falou sobre sua trajetória vocacional a partir do ministério ordenado. Partilhou a experiência vivida no curso para novos bispos que aconteceu em Brasília e em Roma. Salientou sobre o serviço e testemunho do bispo diante da missão confiada a ele, que é a missão de Jesus. Dom Francisco também falou sobre os desafios pastorais da Igreja hoje e enfatizou a importância de uma boa administração, da coerência com a verdade e da vivência da misericórdia uns para com os outros.

Uma das palavras mais usadas durante todo o encontro foi: União. Dom Francisco disse que a sinodalidade da Igreja passa pela diversidade na sua ação. Bem lembrou e agradeceu a presença das religiosas na ação missionária na vida da diocese. Destacou que essa presença precisa ser respeitada e motivada.

No período da tarde o bispo comunicou a todos algumas resoluções da Assembleia Diocesana, que ainda estavam pendentes, que necessariamente dependiam de sua jurisdição. Também deu algumas orientações litúrgicas para a caminhada na união de todas as paróquias da diocese.

Pe. Joel Gomes, coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral, apresentou ao bispo as alegrias da caminhada dos presbíteros. Irmã Melita também apresentou as atividades desenvolvidas pelo núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e Ir. Roberta agradeceu ao Pe. Orcalino Lopes, que durante o tempo que conduziu a diocese como administrador diocesano, muito fez e colaborou para que ao religiosos (as) fossem assistidos e fortalecidos, inclusive proporcionou ao núcleo uma semana de formação ao molde da que já era oferecida aos padres diocesanos.

Ao fim do encontro cada pároco e cada comunidade religiosa recebeu a foto oficial de Dom Francisco.

O encontro encerrou com um delicioso lanche.

VEJA FOTOS