No domingo (22) foi realizada em Caldas Novas (GO) a 16ª Romaria de Nossa Senhora da Salete. A peregrinação, que acontece anualmente, coroou a Semana da Salete que começou no dia 15 de setembro. Neste ano, a Romaria teve como tema “Chamados, batizados e enviados como testemunhas da reconciliação”, em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa Francisco.

A romaria saiu da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Jubileum) às 8h, passando pelas ruas e avenidas da cidade de Caldas Novas. Durante o percurso, houve muitos momentos de oração, cantos e reflexões. Nosso bispo diocesano, Dom Francisco Rodrigues do Rêgo, participou pela primeira vez da peregrinação. “Eu Dom Francisco, bispo de Ipameri, tenho a alegria de poder pela primeira vez acompanhar, participar, vivenciar essa experiencia bonita da caminhada do povo de Deus da nossa diocese que há 16 anos caminha constantemente em romaria e queremos colocar na presença de Deus o povo amado que aqui se reúne. São 19 municípios com 22 paróquias e nosso santuário onde está a Virgem Santa que chora conosco”, afirmou em um determinado trecho da romaria.

Todas as fotos, clique aqui

Dom Francisco também fez referência ao Sínodo dos Bispos para a Amazônia, durante a romaria. “Nós vamos vivenciar agora de maneira iminente o Sínodo para a Amazônia e queremos não apenas ouvir o apelo do santo padre, mas a própria natureza está chorando também por homens que não têm consciência. Nós temos vivenciados esses dias e quero dizer que é necessário caminharmos unidos não somente olhando para o céu, mas para o lado, de maneira fraterna e unida, as mães que choram pelos seus filhos por causa das drogas e da bebedeira, famílias que vão se perdendo infelizmente porque se desagregam pouco a pouco, no lar que deveria ser o berço, lugar do encontro”, refletiu o bispo, pedindo a todos para colocar sua intenção pessoal em unidade na romaria.

Santa Missa

No Santuário de Nossa Senhora da Salete, Dom Francisco presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelo bispo diocesano de Itumbiara, Dom Fernando Brochini; pelo reitor do Santuário, padre Adilson Schio; e os padres do Clero Diocesano e religiosos. Em sua homilia, o bispo comentou que a Diocese de Ipameri é uma Igreja viva, graças a todo o povo de Deus presente nesta porção da Igreja.

“Quem se aproxima de Deus é chamado a viver uma vida nova”

“Somos todos irmãos de sangue graças aquele que deu sua vida por nós”. Ele comentou que todos os homens em sua casa, seus irmãos, tem o nome de Francisco, inclusive ele que é o mais novo. Por isso, pediu que seja chamado de Dom Francisco, como bispo diocesano de Ipameri. Dom Francisco também refletiu sobre a história de Nossa Senhora da Salete, que apareceu em 1846 nos alpes franceses a duas crianças, para que rezassem mais. Foi daí que surgiu a devoção a Nossa Senhora da Salete, título reconhecido pelo papa Pio IX, no ano de 1851. “Quem se aproxima de Deus é chamado a viver uma vida nova”, afirmou o bispo refletindo sobre a mensagem de Nossa Senhora da Salete.

VEJA MAIS FOTOS