Realizada em Goiânia, Festa Anual das Famílias dos Seminaristas

Na manhã do domingo, 23 de junho, aconteceu a Festa Anual das Famílias no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia. Trata-se de um momento em que os seminaristas, familiares e amigos dos seminaristas se reúnem no Seminário para se conhecerem melhor, rezar e aumentar os laços de fraternidade, participando assim de maneira ainda mais direta na formação dos seus filhos, parentes ou amigos que estão buscando responder ao chamado divino na caminhada ao sacerdócio.

Os familiares e amigos foram acolhidos pela manhã com um delicioso café da manhã partilhado, quando puderam confraternizar e conhecer as dependências do Seminário. Logo após o café da manhã, todos se dirigiram à Capela Mor, onde se iniciou um pequeno momento cultural.

Após uma breve apresentação e acolhida por parte dos padres formadores do Seminário, os seminaristas entoaram uma bela canção enfatizando o valor da família que é o berço de todas as vocações. Logo em seguida foi apresentada aos familiares a divisão comunitária dos chamados Grupos de Vida.

Os Grupos de Vida são comunidades formativas geradas com o intuito de atender ao apelo do Documento: Pastores Dabo Vobis, Nº 60 que insiste: “do ponto de vista humano, o Seminário Maior deve tornar-se uma comunidade estruturada por uma profunda amizade e caridade, de modo que possa ser considerada uma verdadeira família que vive na alegria, e não apenas um lugar de moradia”. No Seminário existem quatro grupos de vida: O primeiro grupo de vida chamado Nazaré é constituído pelos seminaristas do primeiro ano de Filosofia; O segundo Grupo de Vida é denominado Jordão e é composto pelos seminaristas do segundo e terceiro anos de Filosofia. Esses dois grupos de vida formam a chamada Etapa Discipular. A segunda etapa é chamada de Configurativa e é composta pelos Grupos de vida: Emaús, que é composto pelos seminaristas do primeiro e segundo anos de Teologia e do Grupo de vida Cenáculo, formado pelos seminaristas do terceiro e quarto anos de Teologia.

A Festa das Famílias teve continuidade com a Solene Celebração da Santa Missa presidida pelo Reverendíssimo Pe. João César, representante da Diocese de Ipameri-GO na comunidade dos padres formadores do Seminário Interdiocesano, que enfatizou a importância da presença dos familiares na vida dos seminaristas e a importância de entender e de se abrir à graça de Deus que foi derramada sobre cada família no momento do ‘SIM’ de cada seminarista ao chamado de Jesus.

O Encerramento da festa deu-se com um delicioso almoço que proporcionou um momento de convivência, interação e descontração entre os seminaristas e suas famílias.