Dom Marcony Vinícius, bispo auxiliar de Brasília e referencial para a liturgia no Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) orientou o Retiro Espiritual do Clero das Dioceses de Ipameri e Itumbiara que juntas já realizam o encontro anual há 30 anos. Em suas reflexões, o bispo abordou tema sobre o chamado de Deus. “O chamado parte totalmente de Cristo, que primeiro nos chama ao Batismo e à Crisma. Os sacerdotes, ele chama ao ministério presbiteral e à unidade do presbitério, depois ao centro do presbitério que é a Eucaristia e à missionariedade como o papa Francisco nos pede”, explicou em entrevista Dom Marcony. O retiro foi realizado nos dias 11 a 15 de março, no Convento das Irmãs da Mãe Dolorosa, em Goiânia.

Ele terminou o retiro falando do exemplo da Mãe de Deus, que é mãe dos sacerdotes também. Questionado sobre o significado e importância do retiro do clero para a Igreja, o bispo afirmou que é um momento ímpar na caminhada dos presbíteros que os ajuda substancialmente na vida pastoral. “O retiro é um encontro para abastecer. Mais do que falar, é tempo de escutar o que Deus tem a nos dizer. O retiro colabora para que os padres fortaleçam a sua vontade de ser sacerdotes, de doação pelo povo, para revisão de todas as ações pastorais, para refletir sobre como estão recebendo Jesus e como estão levando as pessoas ao encontro dele, porque o povo também nos ensina a ser mais padres e nós ensinamos o povo a chegar ao céu”, declarou.

Dom Antônio Fernando Brochini, bispo diocesano de Itumbiara, disse que o Retiro do Clero corresponde àquilo que está nas sagradas escrituras no episódio da transfiguração do Senhor (Lc 9, 28-36). “O retiro é sempre tempo de graça, convite que o Senhor fez aos apóstolos: ‘venham, vamos subir ao monte e lá encontrar toda esta grandeza do mistério de Deus’. O nosso retiro foi muito tranquilo e Dom Marcony nos conduziu na entrega do sacerdócio, que é como fez o filho muito amado do Pai que se entrega por nós, pois em todo mistério de Jesus Cristo vem a manifestação do amor e da misericórdia de Deus. Foi um retiro muito rico de espiritualidade, de oração, a participação do Clero das duas dioceses foi bastante intensa no recolhimento, no silêncio, nas orações bem preparadas. Foi realmente um espaço de graças e de bênçãos de Deus”, disse.

O Administrador Diocesano de Ipameri, Pe. Orcalino Lopes da Silva, também confirmou que o retiro anual é tempo de graça e de comunhão. “É um encontro de graça para todos nós presbíteros em comunhão com a Diocese de Itumbiara e todos nós da Diocese de Ipameri. O retiro é sempre um momento de reflexão, oração, meditação e este ano nós tivemos a alegria de ter Dom Marcony que nos ajudou mais ainda interiorizar melhor e sentir que realmente o nosso ministério está pautado em toda a dimensão do Cristo. E ele encerrou na manhã de hoje (15) a meditação sobre Maria. Pedimos que Nossa Senhora, que também é a Mãe dos Sacerdotes, nos ajude a viver o nosso sacerdócio a serviço do Senhor Jesus. O retiro em si foi excelente porque proporcionou o encontro com Jesus, na vida pessoal, na vida comunitária, com o nosso presbitério, em comunhão com os bispos também tendo como referência esta unidade que nós devemos viver entre nós padres”, concluiu o Administrador.