3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas recebe inscrições até domingo, dia 16

Vão até o dia 16 de junho, próximo domingo, as inscrições para o 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. O evento será realizado em Santo Antônio da Patrulha (RS), de 10 a 14 de julho, com o tema do Mês Missionário Extraordinário: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

O evento é oportunidade para reflexão e aprofundamento de temas relacionados à missão. Durante o congresso, haverá conferência sobre iniciação à vida cristã e um painel sobre o Sínodo para a Amazônia. Ainda serão oferecidos sete fóruns temáticos e sete oficinas relacionadas ao trabalho missionário.

A programação terá início no dia 10 de julho, quarta-feira, em cerimônia de abertura que contará com participação da Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Nos dois dias seguintes, as atividades terão como motivação o “Ver e discernir do discípulo missionário”. Na sequência, a programação seguirá em sintonia com o “Agir do discípulo missionário: novos caminhos”, encerrando com o “Envio do discípulo missionário”.

Conferências, painéis, testemunhos de missão além-fronteiras (Ad gentes), celebrações, visitas missionárias com as famílias da região, show musical e reuniões fazem parte da agenda. Os Conselhos Missionários de Seminaristas também terão a oportunidade de elaborar o plano trienal e terão momentos de reunião em grupos regionais.

A cidade que sediará o evento, Santo Antônio da Patrulha, está dentro da circunscrição eclesiástica da diocese de Osório (RS). O bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl, afirma ser motivo de graça receber o evento. Durante o Congresso, haverá em conjunto a formação voltada para os missionários que há quase 25 anos estão envolvidos com o projeto missionário do regional Sul 3 da CNBB em Moçambique. “Certamente isso é um momento muito rico de animação missionária para a diocese, mas, sobretudo, a gente gostaria que fosse para todo o regional”, afirmou dom Jaime.

Conferências e painéis
A primeira conferência do congresso será conduzida pelo arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, com o tema Iniciação à vida cristã e missão. A outra conferência programada terá como tema “A Igreja de Cristo em missão no mundo”, com assessoria de dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS).

Os painéis tratarão de missão ad gentes e Amazônia. O coordenador do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) de São Salvador da Bahia (BA), padre Serge Moussa, falará sobre missão ad gentes no primeiro painel, seguido de três testemunhos de um seminarista e de leigos que realizaram em países da África.

No segundo painel, a temática do Sínodo para a Amazônia “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, com exposição da assessora da Comissão para a Amazônia da CNBB, irmã Maria Irene Lopes dos Santos e do monsenhor Raimundo Possidônio Carrera da Mata, presbítero da arquidiocese de Belém (PA) e membro da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). O missionário leigo Diego Gomes Aguiar, do comitê da REPAM no regional Norte 1 da CNBB, partilhará seu testemunho.

Confira a relação de fóruns e oficinas que serão ofertados no Congresso Missionário de Seminaristas:

Fóruns e oficinas

Fóruns

1 – Programa Missionário Nacional: Pe. Maurício da Silva Jardim
2 – Projetos missionários da Igreja no Brasil: ad gentes e Igrejas-Irmãs: Pe. Antônio Niemiec
3 – Espiritualidade missionária: Pe. Jaime Gusberti
4 – Magistério do Papa Francisco e a Evangelii Gaudium: Dom Pedro Brito
5 – Liturgia e missão: Frei Faustino Paludo OFMCap
6 – Diretrizes da Formação Presbiteral da Igreja no Brasil: Dom Leomar Antônio Brustolin
7 – Juventudes e as periferias existenciais: Pe. Cassio Rodrigo de Oliveira SDB

1 – Conselhos Missionários: Pe. Rodrigo Schuler de Souza
2 – Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE): Seminarista Bernardo Afonso Vieira Neto