Campanha para a Evangelização: contribuir para presença continuada da Igreja

Neste domingo, 16, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Coleta Nacional da Campanha para a Evangelização. Neste tempo do Advento, todas as comunidades do Brasil são chamadas a colaborar com as atividades evangelizadoras. O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, gravou um vídeo motivando a participação neste momento de contribuição para que a Igreja seja “presença continuada de Deus em nosso meio, na sociedade brasileira”.

O secretário-geral da CNBB explica que as Comissões Episcopais de Pastoral da entidade são dinamizadas com a ajuda dessa coleta, assim como algumas dioceses e prelazias com menos recursos. A Campanha para a Evangelização deste ano ocorre em sintonia com a Exortação Apostólica do papa Francisco: Gaudete et Exsultate, sobre o chamado à santidade no mundo atual, com o lema “Evangelizar partindo de Cristo”.

Partilha
O gesto concreto de colaboração na Coleta da Campanha para a Evangelização será partilhado, solidariamente, entre as arquidioceses, dioceses e prelazias, que receberão 45% dos recursos. Os 18 regionais da CNBB terão 20% e o Secretariado-geral da CNBB contará com 35% das contribuições.

Assim partilhados, os recursos devem apoiar inúmeras iniciativas da Igreja no Brasil no serviço da evangelização, da dinamização das pastorais, na luta pela justiça social, nas experiências missionárias das Igrejas irmãs e na missão ad gentes.

No caso do Secretariado-geral, a parcela da arrecadação é destinada aos principais eventos e projetos da CNBB, como as reuniões de seus conselhos episcopais e as iniciativas das comissões episcopais.

Oração da CE
Deus, nosso Pai, quereis a salvação de todos os povos da Terra.
Nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém.
Nós vos pedimos que nossos projetos evangelizadores sirvam para nossa santificação e da sociedade inteira que, assim, será justa, fraterna e solidária.
Nós vos pedimos que, em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil, cresça o sentimento de partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho.
Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.