IX Encontro Regional de Liturgia será baseado nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

A Comissão executiva da Pastoral Litúrgica do Regional Centro-Oeste da CNBB se reuniu no dia 9 de fevereiro, na sede do regional, em Goiânia, para estruturar os trabalhos que serão desenvolvidos ao longo do ano.

Dom Marcony Vinícius, bispo auxiliar de Brasília e referencial para a dimensão litúrgica, disse que o Encontro Regional de Liturgia, que acontecerá em agosto, será baseado nas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE). “Todas as dioceses do Brasil estão voltadas para o conhecimento e vivência das diretrizes e nós vamos refletir e estudar em nosso encontro sobre a liturgia e os quatro pilares nos apresentam: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária”, disse.

O grupo também estudou na reunião o tema “Liturgia consciente, ativa e frutuosa”, com assessoria do Dom Marcony a partir da Sacrosanctum Concilium. Os membros da comissão também falaram cada um sobre os trabalhos da dimensão litúrgica que estão sendo feitos em suas dioceses.

Esta foi a primeira reunião da Comissão executiva que teve a participação do padre Fábio Carlos, novo coordenador regional da Pastoral Litúrgica. Entrevistado, ele falou de suas perspectivas nesse novo período de gestão da pastoral. “Queremos trabalhar em prol das dioceses e estamos aqui para continuar inserindo a liturgia nas pastorais e em nossas dioceses. Esse é um trabalho em conjunto que nós pretendemos fazer e assim proporcionar uma formação em unidade para todo o regional”, afirmou.

A próxima reunião da Pastoral Litúrgica está marcada para o dia 8 de junho, na sede do regional, em Goiânia.