O Acampamento de Carnaval com Cristo, realizado entre os dias 10 e 13 de fevereiro, aconteceu na chácara flor do Ypê – Catalão-GO, tendo como organizadores o Grupo de Jovens Jesus é o Senhor. Estiveram presente 120 jovens, que viveram uma experiência unica, o “Encontro Pessoal com Jesus”. Muitos jovens foram tocados com as diversas dinâmicas, palestras, momento da misericórdia, etc.

O Grupo de Jovens Jesus é o Senhor, tem buscado trabalhar com o apoio dos Freis da Paróquia Mãe de Deus – Catalão, à proximidade da Juventude com a Igreja, tendo a consciência de que os jovens buscam respostas para suas incertezas e dificuldades em uma realidade de relações superficiais e pluralidade de caminhos. É nítido notar nos dias atuais que a Juventude tem vivido um vazio existencial, por isso a importância dos retiros, os quais tem ajudado a muitos jovens a saírem da margem e a adentrar as águas mais profundas (Lc 5,1-11).

O retiro deste ano teve um impacto fundamental na vida dos jovens, os fez perceber que Deus é a base, porque na correria do dia a dia acabam esquecendo que Deus é quem os deu a dádiva da vida. O encontro com o apoio do Grupo de Jovens Jesus é o Senhor vem ajudando a muitos jovens a despertar essa chama que existe dentro de cada um em suas diferentes realidades.

Além dos jovens que estavam fazendo o retiro, haviam também, os que estavam servindo “os servos”, os quais tiveram uma experiência positiva do encontro, principalmente ao ver o envolvimento dos jovens nas diversas atividades propostas, dava-se mais animo e coragem para preparar os alimentos, organizar o ambiente e os espaços para as dinâmicas. Os servos são pessoas que através da força do Espírito Santo, tem uma experiência pessoal com Deus, convertendo-se diariamente ao Senhorio de Jesus, assumindo um compromisso pessoal e comunitário na Igreja, o qual participa assiduamente da Equipe de Serviços.

Na manhã desta terça (13) Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, nosso Bispo Diocesano, esteve no local para presidir a Santa Eucaristia aos participantes do retiro de carnaval. Ele expressou a alegria de encontrar os jovens tanto do retiro que foi realizado em Pires do Rio, o “Acamp Christi” como o acampamento de jovens de Catalão.

“Esses dias tive a alegria de visitar os jovens que estavam vivenciando essa experiência de oração em duas comunidades. Encontrei um número expressivo de jovens, cada uma delas com o número de mais de cem pessoas. Os nossos acampamentos não somente afastam os nossos jovens da festa do carnaval, mas sobretudo proporcionam um encontro pessoal com Jesus. O “Acamp Christi” em sua décima edição da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Pires do Rio e o acampamento de jovens que inspira a juventude a buscar o Senhor na cidade de Catalão, envolvendo assim as quatro Paróquias.

Dom Francisco ainda ressalta que “foi bonito ver a participação da juventude, com o apoio dos padres, na direção espiritual e com o atendimento das confissões. Nestes momentos de oração, evangelização com muitas e bem preparadas palestras com uma linguagem apropriada para esse público, com muitas músicas, dinâmicas com um jeito próprio, missas e momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, os jovens foram despertados para uma experiência mais próxima de Jesus. A gente sabe muito bem que muitos jovens estão distantes, mas a presença jovem nestes eventos que a Igreja proporciona, é sinal de que a juventude está viva, a Igreja está viva; pois os jovens têm fome e sede de Deus. É preciso, portanto, da nossa parte, enquanto igreja, continuar incentivando, motivando e dando esse suporte para que a juventude continue buscando cada vez mais a Cristo Jesus. Rogo a Deus que continue abençoando essas iniciativas tão boas do setor Juventude em nossa amada Diocese de Ipameri.”

Neste tempo quaresmal, desejo que todos tenham uma experiência belíssima de intimidade com Cristo Jesus para vivenciar a Páscoa do Senhor.

+ Francisco

Bispo de Ipameri