Todos os anos a Paróquia Sagrado Coração de Jesus promove junto a juventude o Acamp Christ. Durante os dias de Carnaval os jovens tem procurado se conectar com Deus e buscando fortalecer a fé. Este ano foi realizado o X Acamp Christ, um momento rico com louvores, pregações, dinâmicas e adoração.

O Chamado

Em meio aos diversos jovens que participaram do retiro este ano, poderíamos procurar descrever as caraterísticas dos jovens de hoje, mas, antes de mais nada, quero registar uma observação dos Padres Sinodais: a própria “composição do Sínodo tornou visível a presença e a colaboração das diferentes regiões do mundo, evidenciando a beleza de ser Igreja universal” (ChV 68). A unidade na diversidade é que torna a Igreja mais bela e rica com seus dons e Carismas representados pela juventude. A juventude não é algo que se possa analisar de forma abstrata. Nalguns jovens, reconhecemos um desejo de Deus, embora não possua todos os delineamentos do Deus revelado. Noutros, podemos vislumbrar um sonho de fraternidade, o que já não é pouco” (ChV 84).

Ser Jovem Cristão

Ser Jovem Cristão Hoje! Quantas vezes experimentamos as diversas riquezas espirituais da Igreja? Quem nunca participou de um retiro espiritual que marcou a sua juventude? Quantos santos da Igreja nos inspiram, e ainda inspiram, com seu modo de viver a vontade de Deus? O fato é que são inúmeras as belezas que o Senhor nos oferece por meio da espiritualidade, que não deixa de ser a prática ou exercício, que leva o fiel cristão à vida voltada àquilo que vem do Espírito Santo, que é inspirado no coração da pessoa humana pelo próprio Deus.

A Importância do Retiro

A cada Acamp Christ que se realiza é um conduzir os jovens e adolescentes a essa experiência de pertença da Igreja e da comunidade cristã não é tarefa fácil, mas é uma missão que a Igreja confia às famílias. E é desse ambiente, desse lar, que surgirão novos e autênticos cristãos. Os jovens precisam de referenciais e testemunhos autênticos.

Ide e anunciai

Os Jovens são guiados pelo amor e pela justiça que o Cristo anunciou, o jovem cristão tem o poder de inserir esses valores na sociedade a que pertence. Levar o amor e a misericórdia aos corações de diversos jovens que precisam passar pela experiência do encontro. Os jovens já são membros ativos da Igreja e representam o seu futuro.