Atendendo à convocação do Bispo diocesano de Ipameri, Dom José Francisco, aconteceu, no dia 25 de novembro 2023, no Centro Diocesano de Formação, a Assembleia diocesana de Pastoral. Foram aproximadamente 80 pessoas entre padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas das foranias, paróquias, pastorais, organismos e serviços…. Todos, num clima de alegria, trouxeram as suas avaliações da caminhada de 2023, bem como, as propostas para o ano de 2024. Sob a coordenação de Pe Ivan (coordenador diocesano de Pastoral) e equipe, tivemos um momento formação sobre a Carta Apostólica do Papa Francisco (Desiderio Desederavi), que trata da Liturgia da Igreja.

Também tivemos informações sobre o Sínodo, em andamento no Vaticano, com o tema “A Sinodalidade na Igreja”. Pe Joel apresentou um resumo sobre a última Assembleia de Pastoral do Regional Centro Oeste da CNBB. Em seguida, os vigários forâneos apresentaram a síntese do questionário enviado pela coordenação de pastoral. Do mesmo modo, Pe Ivan apresentou o material vindo dos movimentos, Pastorais e Serviços presentes na diocese. Foi facultada a palavra para quem quisesse fazer uso dela. As participações, nesse momento, foram construtivas, com sugestões e ideias, onde serão apreciadas no seu devido tempo pela diocese. Ao final da Assembleia, o Diác. Filipe Cristino convidou a todos para a sua Ordenação Presbiteral, a realizar-se no dia 02 de dezembro de 2023 na Catedral Diocesana de Ipameri.

Dom Francisco, presidiu a celebração de envio dos participantes da Assembleia para a Missão em suas comunidades. A consciência da missionariedade é de todos, na edificação de uma Igreja em tempos de sinodalidade.