A Igreja no Brasil a cada ano, desde 1964, portanto há 60 anos, no período da quaresma, que se inicia na Quarta- Feira de Cinzas, apresenta a Campanha da Fraternidade (CF), um projeto eclesial que nos ajuda a refletir temas que dizem respeito à igreja, à vida social, ecológica, a realidade climática e o valor da vida humana, para que assim possamos, em harmonia com Deus, conosco, com as outras pessoas e com a natureza, nos preparar bem para celebrarmos a Páscoa do Senhor.

O tema da CF-2024 é Fraternidade e Amizade Social e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8). No texto base da Campanha da Fraternidade apresenta a Amizade Social como um caminho de renovação das relações humanas. A amizade permite viver e existir com responsabilidade o compromisso de transformar a própria vida e a vida do outro.

No sexto capítulo da encíclica “Fratelli Tutti”, que inspira o tema da CF-24, o Papa Francisco fala sobre o diálogo e a amizade social. Mostra como criar uma cultura do encontro na prática. Ela se apresenta como uma forma autêntica de construção do tecido social.

A CF deste ano, não apresenta um problema social específico, mas aponta sinais para tratar os males sociais dos tempos atuais, tais como as guerras, a indiferença entre as pessoas, as polarizações político-ideológicas. Através da cultura do encontro e do diálogo devemos ser artesãos da paz, como enfatiza tão bem o santo padre, o Papa.

O tempo quaresmal nos indica o caminho espiritual marcado pela oração, o jejum e a caridade. Faz reconhecer no outro, especialmente o pobre, doente, sofredor e necessitado, um sinal da presença de Jesus, pois Ele mesmo nos diz: “todas vezes que fizestes isso a um destes pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes”. (cf. Mt 25,40)

Nesta Quaresma, tempo de conversão e de renovação do seguimento de Cristo Jesus, refletindo sobre a fraternidade e amizade social, somos chamados a uma verdadeira conversão que nos ajude a viver em comunhão com as outras pessoas como filhos de Deus, independentemente de raça, cor ou classe social, pois somos todos irmãos (cf. Mt 23,8).

Desejo a todos um abençoado caminho para a Páscoa!

Dom José Francisco R. do Rêgo

Bispo de Ipameri