Teve início nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, o 1º Conselho Episcopal Regional (CONSER) do ano de 2024. A reunião acontece na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB, em Goiânia, e reúne os bispos da Igreja no estado de Goiás e em Brasília. O encontro foi aberto com a Santa Missa presidida pelo novo bispo da Diocese de Jataí, Dom Joaquim Carlos Carvalho.

Após a celebração, Dom Waldemar Passini, bispo de Luziânia e presidente do regional, concedeu entrevista na qual ele adiantou os temas que serão discutidos pelos bispos durante a reunião que segue até quinta-feira, dia 29 de fevereiro. Na ocasião, ele aproveitou para dar boas-vindas a Dom Joaquim em nome de todos os bispos.

Sínodo dos Bispos
Segundo Dom Waldemar, a presença do cardeal Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília, ajuda muito a discutir esse tema, pois ele participa da Assembleia Sinodal. Em outubro deverá acontecer a segunda sessão da Assembleia do Sínodo, em Roma.

Doutrina Social da Igreja
De forma mais ampla, durante o CONSER, os bispos irão refletir e estudar a Doutrina Social da Igreja. “Nós bispos queremos muito que a fé seja bem conhecida, que os fiéis tenham conhecimento da doutrina e vivência dos sacramentos. Todo esse conhecimento e essa graça de Deus que nos alcança também transbordam em conversão, transformação de vida que há de encontrar estruturas novas ou gerar estruturas novas para que o amor se manifeste como cuidado, como atenção, estruturas que fortalecem a justiça, então para nós a Doutrina Social da Igreja é muito importante”, destacou. Irá colaborar com os bispos assessorando este tema, o Frei Olávio José Dotto, OFM.

Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã
Dom Waldemar explicou que a Iniciação à Vida Cristã é outro tema que vem crescendo muito, desde o querigma, a catequese, depois a recepção dos sacramentos. “Nós vamos nos dedicar a acolher bem os fiéis em causas específicas, seja para a catequese, seja para os sacramentos e como apoiá-los na medida das possibilidades que eles têm para receber todo este tesouro da Igreja”.

Instituição de ministros catequistas
Uma notícia importante e que está na pauta do CONSER é a instituição de ministros catequistas durante a 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que acontecerá em Aparecida (SP) no próximo mês de abril. “Um catequista de cada regional será instituído ministro. Esse ministério aguardava a aprovação do rito traduzido para o português e agora que já temos essa aprovação, um catequista de cada regional receberá o ministério em uma das celebrações durante a Assembleia Geral. Trata-se de um ministério para todas as igrejas, em todas as dioceses serão instituídos ministros. Nós vamos tratar desse tema com muita gratidão ao Papa Francisco por nos dar a oportunidade de oferecer também a confirmação dessa vocação tão bela e tão importante para as comunidades”.

Fonte: cnbbco.com