A Diocese de Ipameri, no dia 22 de outubro, realizou o DNJ (Dia Nacional da Juventude). Com o apoio do Setor Juventude, estiveram presentes mais de 600 jovens, vindos das Foranias: norte, sul, oeste e sudoeste, foranias que compõe a diocese.

O Setor Juventude é o espaço  que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e Documento de Aparecida.

O Tema Proposto para o DNJ este ano em nossa diocese foi: “e todos ficaram saciados” (Lc 9,17). Em unidade com a Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De acordo com a Pastoral Juvenil, “o tema, refletido e rezado, lembra o caráter missionário do DNJ, e um convite do Senhor a estar “ao seu lado”, para depois enviar a amar como Ele ama”.

O Setor Juventude é uma ação inserida na realidade diocesana, sendo um espaço de  comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos juvenis diocesanos num trabalho conjunto. A missão do Setor, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as especificidades de cada segmento juvenil. Que todos(as) do Setor Juventude da Diocese de Ipameri, possamos nos empenhar mais e mais, para que nas Paróquias tenham “Grupo de Jovens” para agregar os jovens e ajuda-los a participarem na vida da comunidade paroquial.

Após o encontro com o Senhor, que “nos saciou” (Lc 9,17), todos possamos anunciar àqueles que ficaram em casa, a alegria que é servir a Cristo. Cada um de nós a partir do batismo nos tornamos discípulos missionários do Senhor e somos convidados a testemunhar Cristo para os outros, “De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8), o jovem pode e deve fazer isso.

Que a Santíssima Virgem Maria, a primeira cristã, interceda junto à ao seu amado Filho Jesus, por todos os jovens. Amém!