Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, Bispo diocesano da Diocese de Ipameri (GO), iniciou as visitas pastorais às Paróquias que compõe as foranias da Diocese de Ipameri. A primeira a ser visitada no dia 17 de novembro de 2021, foi a Paróquias São Sebastião em Marzagão, entre os dias 17 e 18 e a Paróquia São Sebastião em Rio Quente entre os dias 19-20.

Esta foi a primeira de dezenove visitas que serão realizadas no curso do ano de 2022. Segundo o Código de Direito Canônico, “O bispo é obrigado visitar cada ano a diocese, total ou parcialmente, de modo que visite a diocese toda ao menos a cada cinco anos” (Can. 396 §1). Já o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos destaca a visita pastoral como uma das formas com a qual o bispo mantém contatos pessoais com o Clero e com os membros do Povo de Deus; como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa (Cf. Apostolorum Successores, n. 220). A raiz histórica da visita pastoral do bispo está associada às visitas que os Apóstolos faziam às comunidades cristãs fundadas por eles. Os escritos do Apóstolo São Paulo são um belo testemunho desta prática. Esta é a razão pela qual os bispos, como sucessores dos apóstolos, continuam esta tradição.

Dom Francisco deu continuidade nas visitas, estando nos dias 22 – 23 e 26 em Goiandira na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e entre os dias 24 e 25 na Paróquia São Sebastião em Nova Aurora (GO). No mês de março de 2022, Dom Francisco esteve em Ouvidor na Paróquia Santo Antônio de Pádua entre os dias 30 e 31, e, na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Três Ranchos nos dia 01 a 03 de março de 2022.

A visita, faz parte das atividades pastorais, onde o bispo aproveita para acompanhar um pouco mais de perto as pastorais, movimentos e associações de fieis além de diversos seguimentos da comunidade onde os fiéis leigos tem a oportunidade de expor suas realizações, dificuldades e demandas ao bispo diocesano. A Visita pastoral é o encontro do Pastor com o seu rebanho, do Bispo com a Comunidade e as pessoas que a integram: Clero, Religiosos(as) e Leigos(as). Ainda segundo o Direito da Igreja, a visita destina-se a “levar conforto e estímulo aos servidores do Evangelho”; ver com os próprios olhos as dificuldades do apostolado e da evangelização”; e por fim, “a estimular energias talvez enfraquecidas”.

Por fim, a Visita Pastoral é o encontro do bispo com a comunidade, por isso deve ser marcada pelo espírito de fé e alegria. É também uma ocasião privilegiada para concretizar a ação evangelizadora, com enfoque na família e missão, destacando a célebre expressão do Papa Francisco: sermos uma Igreja em saída.