No domingo dia 10 de março, na Paróquia Divino Espírito Santo em Ipameri-GO foi realizado o Encontro Diocesano dos MESCEs.   O tema central deste encontro foi o Mistério Pascal, a celebração Eucarística.

Como ponto de partida, a manhã iniciada com um momento de oração e acolhida conduzida pelo Pe Glauber. O qual no primeiro momento falou sobre o Mistério Celebrado, ressaltando que; “A Missa é o memorial do Mistério pascal de Cristo. Ela torna-nos partícipes da sua vitória sobre o pecado e a morte, e confere pleno significado à nossa vida.” Um momento rico em formação e orientação a todos os MESCEs.

O MESCE tem um papel fundamental na função a qual foi chamado, são motivados a ir ao encontro daquelas pessoas de mais idade que, no passado, se dedicaram e hoje estão sem condições de poder vir à igreja. Assim, os ministros vão até onde estão, levam a Santa Comunhão, levam uma Palavra, para demonstrar a gratidão da nossa Diocese de Ipameri por todo o trabalho e zelo por nossas Paróquias, Comunidades, e capelas, ou seja a principal função do ministro ou ministra é levar a Sagrada Comunhão para aqueles que estão impedidos de ir à igreja, por motivos de saúde.

Os Ministros recebem a permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero ou diácono) que o possa fazer. Os MESC são os guardiões do bem mais precioso da Igreja Católica: A Eucaristia. Por isso o ministério celebrado é dom de Deus para a Igreja. E nós estamos a serviço desse ministério.

A carta Apostólica ‘Desiderio Desideravi’ do Papa Francisco nos mostra que a Liturgia é o lugar do encontro com Cristo, tendo como iluminação o Evangelho de São Lucas “Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco, antes de sofrer”. (Lc 22,15) Estas palavras de Jesus, com as quais se abre o relato da Última Ceia, são a fresta pela qual nos é dada a surpreendente possibilidade de intuir a profundidade do amor das pessoas da Santíssima Trindade por nós, nos conduzindo por meio da Liturgia celebrada o desejo de dá glorias a Deus pela missão concedida. O próprio sacerdote deve-se deixar ser envolvido por este desejo de comunhão que o Senhor tem para com cada pessoa.

A Liturgia tem sua beleza na Cristologia, a centralidade da fé, uma beleza que nos revela que para poder ouvir a voz, comer o Seu Corpo e beber o seu Sangue, devemos estar presente, porque todos nós precisamos do Senhor, precisamos dá glórias a Deus porque nos permite aqui, na terra ver Deus na celebração dos mistérios, e ao vê-lo tirar vida da sua Páscoa.

Dom Francisco, nosso Bispo Diocesano esteve presente para acolher a todos os MESCEs, dirigindo a todos uma palavra de fé e esperança na missão a todos confiados na Diocese de Ipameri. Ele ressaltou a importância dos ministérios na Igreja “o fiel a ser escolhido como Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão deve distinguir-se pela vida cristã e pela fé.” Todos devem procurar levar uma vida reta e dedicada no Ministério, levando em consideração o que a carta Apostólica ‘Desiderio Desideravi’ nos exorta como a “Abandonemos as polêmicas para ouvirmos juntos o que o Espírito Santo diz à Igreja, guardemos a comunhão, continuemos a nos encantar com a beleza da Liturgia”, já que Uma celebração sacramental e pastoral autênticas exigem boa e completa formação bíblica, teológica e litúrgica.

O Encontro no período da tarde foi mais para uma convivência entre os MESCEs das Foranias que compõe a nossa Diocese. Houve sorteio, bingos e muita alegria entre todos os participantes.

Ser MESCEs é muito bom, é bom servir, e, é bom se colocar a serviço da Igreja em prol dos irmãos e irmãs. Por isso o Encontro Diocesano é de fundamental importância, nele se aprende muito e é um momento de se fazer cumprir o que o Papa Francisco tem falado, viver a SINODALIDADE.

Por fim, o encontro foi concluído às 15h com à Sata Missa Presidida por Dom Francisco e concelebrada por Pe. Glauber e Pe. Divino.

São Tarcísio, Patrono dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, rogais pelos ministros da nossa diocese de Ipameri. Amém!