No primeiro CONSER do ano, bispos aprovam tema, lema e assessores para a XX Assembleia Regional do Povo de Deus

O primeiro Conselho Episcopal Regional (CONSER) do ano foi realizado nos dias 2 a 4 de abril, em Rubiataba – Diocese de Rubiataba-Mozarlândia. Durante a semana do encontro foram discutidos temas pertinentes à vida da Igreja Católica no Regional Centro-Oeste. A missa de abertura foi presidida pelo bispo anfitrião, Dom Adair José Guimarães, que é também vice-presidente do Regional.

A colegialidade dos bispos foi salientada como ponto fundamental de unidade da Igreja. O grupo também refletiu sobre a Exortação Apostólica Christus Vivit (Cristo Vivo), do Papa Francisco, lançada na quarta-feira, 2 de abril. Essa carta é dedicada à reflexão sobre a presença dos jovens, sua vida de fé e sobre o discernimento vocacional, como caminho de maturidade cristã. Na ocasião, os bispos estudaram trechos do documento e discutiram sua implementação nas dioceses do Regional.

Entre os temas tratados, estão o Congresso Internacional sobre o Acordo Brasil – Santa Sé e o MUTICOM – Mutirão Brasileiro de Comunicação, eventos realizados com apoio do Regional Centro-Oeste e sediados pela Arquidiocese de Goiânia. Os bispos também se dedicaram a algumas questões jurídicas e patrimoniais da Igreja, com a assessoria do Dr. Victor Naves, e à situação atual das Escolas Católicas, sua importância e lugar no ambiente educacional brasileiro. Além destes assuntos, foram feitos também apontamentos de articulação para a celebração do Mês Missionário Extraordinário, outubro próximo, convocado pelo Papa Francisco.

A XX Assembleia do Povo de Deus, que se realizar de 18 a 20 de outubro, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) também entrou na pauta do CONSER. Foram feitos encaminhamentos para o encontro quadrienal, como as definições do Tema: Igreja em saída: desafios da evangelização no mundo urbano, do Lema: “Hoje preciso ficar na sua casa” (Lc 19,5), e dos assessores: Pe. Francisco Agamenilton Damascena, Administrador Diocesano de Uruaçu, e o Pe. Cristiano Faria dos Santos, Coordenador do Mestrado em Direito Canônico do Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico – Extensão Goiânia. A primeira reunião da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) juntamente com os assessores e a presidência do Regional Centro-Oeste acontecerá no dia 27 de abril, quando serão realizados os próximos encaminhamentos da assembleia.

A próxima reunião do CONSER acontecerá em Aparecida-SP, durante a 57ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB, onde serão aprovadas as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e serão eleitas as presidências nacional e regional da CNBB para o próximo quadriênio (2019-2023).