A Vista Pastoral constitui-se em momento privilegiado de contato do Bispo Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo com o povo santo de Deus, confiado aos seus cuidados de pastor, com a preciosa colaboração do Pároco Pe. Joel Gomes Martins de Souza.

Deve ser momento forte de evangelização e animação missionária.

Os objetivos da Visita Pastoral podem ser assim definidos:

1. Reavivar a comunhão eclesial, o compromisso missionário e a corresponsabilidade pastoral em nossa Igreja particular;
  2. Avaliar a caminhada à luz das orientações, diretrizes, prioridades e projetos pastorais de nossa Diocese de Ipameri;
  3. Estimular ao Pároco e religiosos(as), bem como os cristãos leigos e leigas a assumir a “pastoral de conjunto”, em clima de verdadeira comunhão, participação e missão;
  4. Fomentar diálogo com lideranças, organizações e movimentos da sociedade civil.

A Visita Pastoral deve afirmar a prioridade dada à missão, no anúncio corajoso do Evangelho com novo ardor, novos métodos, renovada alegria e acrescido entusiasmo. A evangelização é o primeiro e maior serviço que a Igreja pode prestar ao mundo. A missão está no âmago da Igreja. A missão não é exclusivo de ninguém. O bispo deve ser o primeiro a dar este exemplo e a assumir esta prioridade de confirmar na fé os que acreditam, de anunciar o Evangelho aos que não crêem, de acolher com espírito fraterno os que procuram Deus e se abrir em diálogo construtivo com o mundo e com a cultura do nosso tempo.

A visita de Dom Francisco a Paróquia São Francisco de Assis, vem ressaltar que, a Igreja deve fazer tudo o que estiver ao seu alcance para vencer o desalento de uns, o medo de outros e a pobreza de muitos. Aqui está a Igreja no meio de vós e convosco como sinal de esperança e sacramento de salvação.

Roguemos a São Francisco de Assis, pelos trabalhos realizado com o apoio das pastorais, movimentos e serviços nesta Paróquia a quem a ele é dedicada para que a Visita Pastoral, a qual foi realizada, constitua uma bênção para todos.