62 Agentes da Diocese de Ipameri participaram de Peregrinação e Simpósio Nacional da Família

A 11ª Peregrinação e 9º Simpósio Nacional da Família que aconteceu nos dias 25 e 26 de maio, no Santuário Nacional de Aparecida contou com a participação de vários participantes do Regional Centro-Oeste da CNBB, entre eles, Dom Moacir Silva Arantes, bispo referencial da Pastoral Familiar do regional; Pe. Cleber Alves de Matos, Assessor Eclesiástico regional, Pe. Marcélio Fernandes de Godói, Assessor Eclesiástico da Diocese de Uruaçu; Pe. Roberto Moreira Vaz, Assessor Eclesiástico da Diocese de Ipameri, Roberto e Darciene Cirino, casal coordenador e 62 Agentes da Diocese de Ipameri.

O Simpósio é uma iniciativa que acontece desde 2010, com o objetivo de reunir os participantes para que possam peregrinar rumo ao Santuário de Aparecida, refletindo temas em defesa da Vida e da Família. Neste ano, o evento trouxe o tema “Em família defendemos a vida”, e como lema “A família como vai?”. A programação fez uma reflexão e um convite principalmente a um grito em defesa da vida e dignidade da pessoa humana com um olhar atento à família na atualidade.

O Simpósio iniciou na manhã do dia 25 com a acolhida dos participantes. Os casais coordenadores e os Assessores dos Regionais foram convidados a trazerem até o palco um pouco de “sal” e receberam do Luiz e Khátia Stolf, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, um Círio da Família que foi aceso para que se fizesse memória que, todos os presentes, eram sal e luz para o seu regional, diocese e paróquia e por isso, teriam o compromisso de levar e repassar tudo que foi apresentado durante o Simpósio. Dom Ricardo Hoepers, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, fez a abertura oficial acolhendo os participantes.

Durante todo o dia foi apresentado conferências e testemunhos que motivaram os presentes a refletirem com ações práticas a sua atuação enquanto cristãos. Assuntos como cuidados com pessoas em fase terminal e suas famílias, altos índices de suicídios principalmente entre jovens, o cansaço que tem adoecido as pessoas e junto com elas enfraquecido as ações de Pastorais e Movimentos, crises sobre sexualidade, ideologia de gênero, cultura de morte como aborto e suas consequências, eutanásia, abandono de idosos, pessoas com deficiências e propostas de acolhimento para evitar tais problemas, compuseram o Simpósio que foi muito forte e significativo.

Este ano o evento também trouxe como novidade o Simpósio Kids que teve como objetivo acolher as crianças que vierem com seus pais. A atividade contou com a presença da Turma dos Devotos Mirins do Santuário Nacional de Aparecida e voluntários que cuidaram dos filhos de casais participantes.

Pe. Zezinho fez uma participação especial com a conferência: “A Família, como vai?”. Tivemos também a apresentação teatral da comediante Concessa, Procissão até a Basílica e Missas com a participação dos casais coordenadores dos regionais nas Procissões de Entrada. O dia foi encerrado com um grande show que teve como objetivo criar uma consciência em favor da vida em contraponto à difusão da cultura de morte. Bandas como Rosa de Saron, Anjos de Resgate, Vida Reluz e os cantores Diego Fernandes, Eliana Ribeiro, Zezé Luz, Álvaro e Daniel fecharam o dia que foi de muita reflexão e aprendizagem.

“Todos que estiveram presentes manifestaram o quanto foi importante participar deste momento, mesmo porque, estar na Casa da Mãe é sempre muito bom e Aparecida é um lugar de encontro, de oração e de manifestação da nossa fé. Participar do Simpósio e Peregrinação Nacional é a oportunidade de demonstrar à sociedade brasileira que nós cristãos defendemos a vida desde a fecundação até a morte natural, pois ela é o maior dom que Deus nos concedeu e por isso, continuaremos em nossos regionais, dioceses, paróquias e comunidades, defendo com muito amor este presente”, destacou o casal coordenador do regional, Roberto e Darciene.

Veja todas as fotos