Jesus, Maria e José, a nossa família vossa é!

Queridos irmãos e irmãs, com alegria partilho com vocês os frutos colhidos de nossa participação na 11ª Peregrinação Nacional e Simpósio Nacional da Pastoral Familiar, que aconteceu nos dias 25 e 26 de maio em Aparecida do Norte – São Paulo.

Participar deste encontro ímpar em favor da família, foi uma oportunidade que tivemos de reafirmar que a família é o caminho para transformar a sociedade e a Igreja.

A 11ª Peregrinação e o 9º Simpósio Nacional da Pastoral Familiar, foi o momento que, junto com as famílias da nossa Diocese e as de todo o Brasil, que ali estiveram, tivemos a oportunidade de podermos reafirmar o valor da família, como um projeto de amor de Deus para cada um de nós.

Agradeço profundamente a Deus e a nossa Diocese, a oportunidade única que me proporcionaram em poder participar deste momento tão rico em favor das nossas famílias. Como eu queria que todos nós sacerdotes e famílias de nossa Diocese estivessem ali para juntos partilharmos a alegria de sermos família.

Cada palavra proferida no Simpósio foi nos mostrando e confirmando a suma importância de apostarmos cada vez mais na família e promovermos a Pastoral Familiar em nossas Dioceses, Paróquias e Comunidades. Eu ouso dizer que, após a experiência desta Peregrinação e Simpósio Nacional da Pastoral Familiar, que é inconcebível pensar ou organizar a caminhada de uma Diocese, Paróquia ou comunidade, sem pensar e apostar na Pastoral Familiar. Esse encontro nacional das famílias é uma oportunidade para nós reafirmarmos juntos o nosso compromisso de defender e promover as famílias em nossas comunidades.

O mais belo deste encontro foi ver e sentir a paixão e ardor de cada família ali presente naquela Peregrinação e Simpósio Nacional em favor das famílias.

Os participantes deste encontro, tiveram a oportunidade de sair revigorados e empolgados com a fala de cada palestrante do Simpósio e de Dom Ricardo, o nosso bispo referencial do Setor Vida e Família da CNBB. A fala empolgante de Dom Ricardo ajudou-nos a reafirmarmos nossa empolgação e compromisso em defender e promover a família e a vida.

A você que não esteve conosco este ano, convido a fazer caminho conosco em nossas comunidades e estar conosco no próximo ano na 12ª Peregrinação e 10º Simpósio Nacional em favor da Família.

Que Jesus, Maria e José nos ajude a sermos apaixonados pela família e a promovermos a Pastoral Familiar em nossa comunidade.
Um fraterno abraço!!

Pe. Roberto Moreira Vaz