A Igreja Católica é conhecida a mais antiga instituição da humanidade. Segundo pesquisas da revista “Anuário Estatístico da Igreja”, há aproximadamente 1,2 bilhão de fieis, uma grande família que se tornou a maior instituição de caridade do planeta.  Segundo a Agência Fides, a Igreja Católica administra 115.352 Institutos sanitários, de assistência e beneficência em todo o mundo.

A Igreja Católica tem sido presença fundamental no mundo inteiro, por exemplo: Se a Igreja Católica saísse da África, 60% das escolas e hospitais seriam fechados.

Quando a epidemia de AIDS estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer, as freiras da Igreja foram convidadas a cuidar dos doentes, porque ninguém mais queriam fazê-lo. As irmãs souberam corresponder ao chamado assumindo a missão de luz do mundo e sal da terra, uma vez que a missão de Jesus foi aos excluídos, aos pequenos da sociedade.

A igreja católica tem uma longa tradição de coordenar a caridade com os pobres, porque ela é uma Igreja missionária por natureza, uma vez que o mandato de Cristo não é algo de contingente e exterior, mas atinge o próprio coração da Igreja.  O Senhor Jesus enviou seus apóstolos a todas as pessoas e povos em todos os lugares da terra. Assim continua a enviar hoje pelo mundo homens para que cuidem uns dos outros e semeiem o amor entre os corações. A espiritualidade missionária caracteriza-se pela caridade apostólica. Esse apelo missionário provém de Cristo, que veio “para congregar na unidade os filhos de Deus que andavam dispersos” (Jo 11, 52).

A caridade cristã a todos se estende sem distinção de raça, de condição social ou de religião. Ela não espera vantagem alguma nem gratidão. Foi com amor gratuito que Deus nos amou. Assim também os fiéis por sua caridade mostrem-se solícitos por todos os homens, amando-os naquele mesmo afeto que levou Deus a procurar o homem. À imitação de Cristo que percorria todas as cidades e aldeias, curando toda doença e enfermidade em sinal da vinda do Reino de Deus (cf. 9, 35 ss; At 10, 38), a Igreja por seus filhos se liga aos homens de qualquer condição e particularmente aos pobres e aflitos, dedicando-se a eles prazerosamente (cf. 2Cor 12, 15).

No Brasil, até 1950, quando não existia nenhuma política de saúde pública, eram as casas de caridade da Igreja que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital.

Hoje como nunca, a Igreja tem praticado mais ainda a caridade, pois a caridade é exatamente o amor que se compromete com a vida, com o irmão, com o semelhante. A caridade é a prática do amor, pratica de doação. A caridade nunca deve ser um gesto isolado. Ela deve marcar o jeito de ser cristão. São Lucas, quando fala nos Atos dos Apóstolos sobre a identidade cristã, ele afirma que as primeiras comunidades perseveravam na oração, no ensinamento dos apóstolos, e repartiam entre si os seus próprios bens. Só no Brasil, as Obras Sociais da Igreja chegam quase 500 milhões de atendimentos a cerca de 39,2 milhões de pessoas e aproximadamente 11,8 milhões de famílias. Os dados são resultado da pesquisa sobre a Ação Social da Igreja no Brasil encomendada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à Fundação Grupo Esquel Brasil (FGEB).

O espírito de caridade na Igreja nasceu da inspiração do próprio ensinamento de Cristo: (Jo 13,34-35; cfr. Ti 4,11). São Paulo afirmou que os cuidados e caridade dos cristãos deviam ser oferecidos mesmo aos que não pertencessem a comunidade dos fiéis, ainda que inimigos da fé: (cfr. Rom 12,14-20; Gal 6,10). Com a observância da fé, a Igreja Católica mantém em todo o munto um trabalho que tem possibilitado a muitos a socorrer aos mais pobres e necessitados, mantendo diversas obras sociais, como: na Ásia que mantem: 1.076 hospitais; 3.400 dispensários; 330 leprosários; 1.685 asilos; 3.900 orfanatos e 2.960 jardins de infância. Na África também a Igreja Católica assiste: 964 hospitais; 5.000 dispensários; 260 leprosários; 650 asilos; 800 orfanatos e 2.000 jardins de infância. Na América: 1.900 hospitais; 5.400 dispensários; 50 leprosários; 3.700 asilos; 2500 orfanatos e 4.200 jardins de infância. Na Oceania A Iguja atuca com: 170 hospitais; 180 dispensários; 1 leprosário; 360 asilos; 60 orfanatos; 90 jardins de infância. Por fim, na Europa, consta também: 1.230 hospitais; 2.450 dispensários; 4 Leprosários; 7.970 asilos e 2.370 jardins de infância aos quais a Igreja Católica atua com suas diversas obras sociais.

Independente de religião, é preciso reconhecer que a Igreja Católica, julgada por não fazer nada, vive em ajudar o próximo. Sabe por que é julgada? Não se faz propaganda, porque não é um valor católico divulgar a caridade. Só sabe quem faz parte, quem é Igreja.

Nós podemos ficar parados se considerarmos os milhões de irmãos e irmãs que ainda vivem sem conhecer o amor de Deus. Por isso, a tarefa missionária deve permanecer acima de tudo, pois diz respeito ao destino eterno dos homens e corresponde à vontade de Deus misericordioso, que nos chama ao encantamento da missão do anúncio do querigma cristão e da vivência da santidade no dia a dia.

A Igreja Católica é uma Igreja caritativa, decididamente missionária, capaz de sair da autorreferencialidade para chegar a todos, indistintamente, a fim de testemunhar no mundo o amor salvífico do Senhor.

Somos todos chamados e enviados à missão, devemos anunciar com a vida o Reino de justiça e de paz!