A 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está acontecendo no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), teve inicio em 19 de abril e será concluida em 28 do mesmo mês. Estão presentes 326 bispos ativos, estando também presente Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo, Bispo diocesano da Diocese de Ipameri-GO, e 157 bispos eméritos.

A 60ª Assembleia Geral da CNBB, tem como objetivo, refletir, rezar e definir questões importantes da Igreja no Brasil. Um passo importante na unidade da Igreja. Como exortou o núncio apostólico, dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco no Brasil: “unidade que não é a adição de números, mas a inserção vital com conhecimento e amor num organismo animado pela graça.” “Nas suas mentes e corações de pastores, o Senhor coloque este carisma, esta responsabilidade e este dom.”

A unidade da Igreja é uma expressão de fé que une todos os batizados e ensina que é Deus quem guia e faz crescer a Igreja, isto é, a comunidade de fé. O Evangelho é a força e a vida da Igreja. É ele que a purifica e renova, produzindo frutos onde os fiéis o escutam e acolhem. Por isso a Igreja nos convida a caminhar Juntos, pela comunhão, que é a expressão mais elevada, mais necessária e mais significativa da Igreja.

Todos nós somos chamados a percorrer o caminho da santidade, e o caminho que leva à santidade e à unidade tem um nome e um rosto: Jesus Cristo. A Igreja, como mãe e mestra, deve estar empenhada em libertar-se de todo o apoio puramente humano para viver profundamente a lei evangélica das bem-aventuranças. Como consta na Encíclica Lumen Fidei, nº 47, Por isso que, “a unidade da Igreja, no tempo e no espaço, está ligada à unidade da fé: ‘Há um só Corpo e um só Espírito, (…) uma só fé’ (Ef 4, 4-5). Já afirmava São Leão Magno: ‘Se a fé não é una, não é fé’. A fé é una, em primeiro lugar, pela unidade de Deus conhecido e confessado.