Momentos de oração, fraternidade, animação, palestras e a Santa Missa marcaram o 7º Desperta – Encontro de Coroinhas e Acólitos que aconteceu no Centro de Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) em Ipameri, no dia 10 de março. O evento reuniu cerca de 400 crianças, adolescentes e jovens de paróquias de toda a diocese.

O objetivo do encontro, segundo o padre João César, coordenador diocesano da Pastoral Vocacional, é incentivar nas paróquias na criação de grupos de coroinhas e acólitos, animar os já existentes, despertar vocações, além de colaborar para a formação de cristãos que servem na Igreja e na sociedade. “A gente trabalha com essas crianças com o objetivo de que reconheçam o sagrado no altar, mas reconhecer-se como sagrado é reconhecer o outro como sagrado e o mundo”, disse.

Os coroinhas que participaram do encontro já desenvolvem diversas atividades, além do serviço no altar, como rezar o terço nas famílias, visitar os doentes, recolher material para os pobres. As palestras aos participantes trataram do querigma, Jesus aquele que nos ama e a ação do Espírito Santo em nós. Seminaristas e religiosas também tiraram dúvidas acerca de suas vocações e sobre a trajetória percorrida até a vida consagrada. Houve ainda durante o encontro, Adoração ao Santíssimo Sacramento.

O encontro nasceu da IX Assembleia Diocesana de Pastoral que teve como fruto a prioridade pastoral Construir uma cultura vocacional, que foi reafirmada no ano passado na X Assembleia de Pastoral. “Queremos construir uma cultura vocacional que perpasse toda as instâncias eclesiais. Esse Desperta de coroinhas é para isso também”, afirmou Pe. João César.

No segundo semestre o evento será feito por regiões. Nathália de Jesus Vieira Silva, 18 anos, da Paróquia São Francisco, de Catalão, é coroinha desde os sete anos, e participa do Desperta desde a primeira edição. O que mais a atrai no evento é o testemunho dos padres e das religiosas. “O testemunho deles nos instiga a seguir o Senhor e a estar em seu caminho. Também me atrai a Adoração ao Santíssimo”. Questionada sobre sua vocação, ela disse que é um caminho aberto para que Deus tome a decisão. “Estou pronta para dizer sim aos planos de Deus”.

A Santa Missa foi presidida na Catedral, pelo Administrador Diocesano, padre Orcalino Lopes da Silva e concelebrada pelo padre João César Souza Lobo; coordenador da Pastoral Vocacional e pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Ivan Vieira dos Anjos.

Durante a celebração eucarística, o Administrador Diocesano, Pe. Orcalino Lopes, afirmou em sua palavra de acolhida que este dia faz parte da história da diocese e que ele se alegra com esse momento. “Significa apoio às crianças, adolescentes e jovens de nossas comunidades paroquiais e ao mesmo tempo uma iniciativa de organização da pastoral de conjunto a partir das crianças e jovens”, explicou.

Padre Orcalino lembrou também o significado de celebrar com os coroinhas no domingo pela manhã, na igreja Catedral. “A missa do domingo pela manhã, celebrada na Catedral, seja por um padre ou um bispo é sempre em intenção de toda diocese e hoje ter a oportunidade de rezar com os coroinhas de toda a diocese aqui nos fortalece e nos une em oração com todos os diocesanos”.

Em sua reflexão, o padre João César falou sobre as tentações que Jesus enfrentou. “Começamos neste primeiro domingo da Quaresma um caminho com Jesus até a cruz. Para chegarmos até cruz com ele nós vamos passar pela Quinta-feira Santa, onde Jesus nos leva ao altar e nos deixa a Eucaristia. Na Sexta-feira Santa chegaremos à Cruz e no Sábado Santo à Ressurreição e a vitória com Cristo”.

O padre falou também que ver a Catedral cheia de crianças o enche de esperança em um mundo melhor. “Neste mundo em que cada dia mais o mal se difunde e as crianças e os jovens se afastam de Deus