Implantação dos objetivos da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral também foi pautada na reunião

O projeto de iniciação à vida cristã foi estudado em reunião com coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos, organismos e serviços eclesiais, no dia 27 de outubro, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP). O objeto de estudo já está sendo elaborado há mais de 2 anos pela Equipe Diocesana de Catequese. Segundo o coordenador diocesano de pastoral, padre Ivan Vieira dos Anjos, a proposta da reunião foi apresentar o projeto às demais pastorais e movimentos. “Esse é um trabalho muito importante que deve ser desenvolvido por todas as forças vivas da diocese porque envolve toda dimensão pastoral da nossa Igreja particular”, explicou padre Ivan.

O coordenador diocesano de pastoral disse que percebeu na reunião que o projeto de iniciação à vida cristão está correspondendo aos anseios da realidade diocesana. Segundo informou, ainda há pontos a serem aprimorados, mas no geral, foi bem aceito.

Lázaro Mariano de Mesquita, da Equipe de Assessoria da Catequese Diocesana, disse que o ponto central do projeto de catequese diocesano é a inspiração catecumenal. “Estamos pensando em novas metodologias, eixos temáticos, novas reflexões, nesse novo perfil da evangelização que exige tanto uma nova linguagem para atender o mundo atual. Os novos interlocutores exigem do evangelizador conhecimento de formas para atingir a evangelização. Do contrário, corremos o risco de ficar sempre no modelo de evangelização tradicional que não vai atender a realidade do mundo moderno”.

A catequese catecumental comentada por Lázaro é a etapa mais longa de todo o processo de iniciação à vida cristã. Durante esse tempo, o catecúmeno vai progressivamente criando familiaridade com a Palavra de Deus, recebe formação catequética, é introduzido nos ritos litúrgicos e se exercita na prática da vida cristã. Como se pode notar, a catequese catecumenal tem vários elementos que convergem para uma única finalidade que é a de ajudar o catecúmeno a assumir um novo modo de ser.

No período da tarde, a reunião tratou dos encaminhamentos para a Miniassembleia Diocesana que acontecerá no próximo dia 1º de dezembro, no CDFP, em Ipameri. Os coordenadores responderam um questionário de avaliação da caminhada pastoral no ano de 2018, sobretudo a partir da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que foi concluída em março deste ano. “Foi um momento de refletir sobre aquilo que está surgindo de novo a partir das decisões Assembleia: as dificuldades enfrentadas, os desafios que estão aparecendo para colocar em prática as diretrizes e normas dessa assembleia”, relatou padre Ivan.

Para o administrador diocesano, padre Orcalino Lopes da Silva, o trabalho conjunto visa uma elaboração bem esquematizada do projeto de iniciação à vida cristã. “É importante o trabalho em unidade, pois assim nós atingimos com mais eficácia além da catequese sacramental, a formação cristã das crianças e jovens, dos adultos para que possam assumir sua missão de leigo e leiga na Igreja a serviço de um trabalho pastoral e na sociedade como cristãos atuantes”.

Prioridade pastoral

Padre Orcalino lembrou, porém, que a prioridade pastoral, de acordo com as Diretrizes e Normas da Ação Evangelizadora, é a construção de uma cultura vocacional que perpasse toda ação eclesial de nossas paróquias, pastorais, movimentos e serviços. “Esse é o projeto da nossa Igreja, por isso estamos nos formando nesta perspectiva”. Na reunião as pastorais foram ouvidas também acerca de seus trabalhos para a implantação em sua caminhada durante este ano de 2018, das prioridades da 10ª Assembleia Diocesana.