I Domingo da Palavra de Deus é celebrado neste dia 26 de janeiro

O I Domingo da Palavra de Deus é celebrado neste domingo (26) como uma iniciativa do papa Francisco. Ele instituiu a celebração para o III Domingo do Tempo Comum, com o objetivo levar toda a Igreja a experienciar cada vez mais a Sagrada Escritura. Por meio de Carta Apostólica, ele afirmou: “A dedicação dum domingo do Ano Litúrgico particularmente à Palavra de Deus permite, antes de mais nada, fazer a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra, para podermos ser no mundo arautos desta riqueza inexaurível”, destacou no documento.

Francisco exortou que neste Domingo da Palavra de Deus seja vivido com criatividade. “Estabeleço que o III Domingo do Tempo Comum seja dedicado à celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus. Este Domingo da Palavra de Deus colocar-se-á, assim, num momento propício daquele período do ano em que somos convidados a reforçar os laços com os judeus e a rezar pela unidade dos cristãos. Não se trata de mera coincidência temporal: a celebração do Domingo da Palavra de Deus expressa uma valência ecumênica, porque a Sagrada Escritura indica, a quantos se colocam à sua escuta, o caminho a seguir para se chegar a uma unidade autêntica e sólida”.

O papa também se dirigiu aos bispos e padres, para que promovam a Palavra de Deus no meio do povo. “Nesta unidade gerada pela escuta, primariamente os Pastores têm a grande responsabilidade de explicar e fazer compreender a todos a Sagrada Escritura. Uma vez que é o livro do povo, todos os que têm a vocação de ser ministros da Palavra devem sentir fortemente a exigência de a tornar acessível à sua comunidade”.

Em unidade com o Santo Padre, vivamos pois, este dia com amor e escuta às Sagradas Escrituras, no sentido de colocá-la sempre no lugar que é seu: o coração da Igreja.