No 1º Encontro Diocesano da Pascom é formado grupo de agentes referenciais das Regiões Pastorais

Durante todo o dia do sábado (13) aconteceu no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP) em Ipameri, o 1º Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom). O Administrador Diocesano de Ipameri, Pe. Orcalino Lopes, desejou a todos um proveitoso encontro e ele mesmo, juntamente com o coordenador diocesano de Pastoral, Pe. Ivan Vieira dos Anjos, participou do evento em toda a parte da manhã. Além deles, também participaram do encontro na primeira parte, os membros Movimento Irmãos do Santíssimo. Das paróquias participaram 12 pessoas, representantes de três, das cinco regiões pastorais da diocese.

Irmão Diego Joaquim, coordenador da Pascom no Regional Centro-Oeste da CNBB (Goiás e Distrito Federal) apresentou os capítulos do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Documento 99 da CNBB. Ele destacou as possibilidades, seja na liturgia como também nas pastorais a partir de uma prática transversal de atuação própria da Pastoral da Comunicação. “As ações comunicativas ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora da Igreja, pois ‘a evangelização, anúncio do Reino, é comunicação’”, explicou.

O coordenador da Pascom Regional também apresentou o Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação, documento produzido em 2018 pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação e que traz uma proposta muito clara sobre formação (O que é Pastoral da Comunicação?); articulação (implantando a Pastoral da Comunicação); produção (orientação técnica para a Pastoral da Comunicação); espiritualidade (celebrando a comunicação); destaque (transversalidade da Pascom). Por fim, irmão Diego convidou os presentes a participarem do 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação a ser realizado nos dias 18 e 21 de julho, em Goiânia.

Na parte da tarde, o assessor de comunicação do Regional Centro-Oeste da CNBB e da Diocese de Ipameri, o jornalista Fúlvio Costa, fez uma apresentação sobre Comunicação em Rede, a partir de uma reflexão sociológica desse termo que começou a ser difundido na década de 1990. O objetivo da apresentação foi refletir sobre como a comunicação em rede pode ser uma importante ferramenta para a Pastoral da Comunicação que está sendo implantada na Diocese de Ipameri.

Agentes referenciais da Pascom
No momento dos encaminhamentos finais do encontro, foram escolhidos entre aqueles que participaram do encontro, os agentes da Pascom referenciais das Regiões Pastorais da diocese. As outras duas regiões, por sua vez, deverão se organizar para ter seus referenciais também. Da Região Oeste ficaram como referenciais, Tiago Sousa, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, e Luciângela, da Paróquia Bom Pastor, ambos de Caldas Novas (GO). Da Região Centro ficaram como referenciais, a irmã Rosa Alves, da Paróquia Bom Jesus da Lapa, de Domiciano Ribeiro, e o Fagner Roberto, da Paróquia Catedral Divino Espírito Santo, de Ipameri. Padre Joel Gomes, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Goiandira, foi escolhido para ser o referencial da Região Sudoeste. Ele deverá articular a pastoral na paróquia a fim de que ela seja criada ali também e seja escolhido o agente referencial da Região.

A partir de agora o grupo deverá se articular por meio de um grupo criado no Whatsapp e em futuros encontros que deverão acontecer na diocese e nas paróquias. Em breve deverá ser eleita a primeira coordenação diocesana da Pascom na Diocese de Ipameri.

Materiais

1 – A comunicação da Igreja no Brasil na ótica do Diretório de Comunicação

2 – Como iniciar a Pastoral da Comunicação?

3 – Mutirão Brasileiro de Comunicação 2019

4 – Comunicação em Rede