CEBs articulam atuação no Regional Centro-Oeste

No dia 16 de fevereiro aconteceu na sede do Regional Centro-Oeste da CNBB, em Goiânia, a primeira Reunião Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) Regional. O encontro contou com a presença das Arquidioceses de Brasília e de Goiânia e das Dioceses de Uruaçu e de Goiás. O bispo auxiliar de Goiânia e referencial para as CEBs, Dom Moacir Silva Arantes também participou.

Durante a reunião, os representantes das dioceses apresentaram relatos de como estão se organizando para atuar durante este ano de 2019. A Arquidiocese de Goiânia teve sua coordenação das CEBs eleita em novembro do ano passado. Sua presença pastoral será por meio de trabalhos de base e no desenvolvimento de pequenas ações nas comunidades. A Diocese de Uruaçu deve começar a realizar estudos bíblicos.

A prioridade da Diocese de Goiás será a Festa das Comunidades, marcada para o dia 29 de setembro e, em preparação a esse evento, haverá um encontro por Região Pastoral. A diocese está organizando ainda a produção de subsídios das CEBs, Encontro de escuta da palavra de Deus, com o tema do Mês da Bíblia e um encontro de formação no dia 30 de março com o tema “CEBs é um lugar seguro”.

No campo regional estão em fase de sistematização, as visitas às dioceses e pessoas que são referência nas CEBs. Um desafio, segundo Dom Moacir, é promover sempre uma atuação eclesial nas comunidades, de modo que a Igreja seja reconhecida pelos trabalhos que desenvolve.

Outra decisão importante, durante a Ampliada, foi o fortalecimento do Curso de Verão de Goiânia, que deverá acontecer nos dias 30 de junho a 5 de julho e o Seminário das Pastorais Sociais nos dias 12 a 14 de setembro. Por isso não haverá encontro regional das CEBs neste ano. Para 2020, deverá ser realizado um encontro com os artistas das CEBs e um retiro.

Intereclesial
O 15º Intereclesial das CEBs que deverá acontecer em 2022, em Rondonópolis (MT) irá acolher 1,6 mil delegados de todo o Brasil. No Regional Centro-Oeste haverá articulação nas bases para a escolha dos delegados que deverão participar do evento.