Lançado o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação

0
298

No dia 24 de janeiro foi realizado na Cúria Metropolitana, o lançamento do Mutirão Brasileiro de Comunicação – Muticom 2019, que acontece de 18 a 21 de julho deste ano, e pretende reunir comunicadores de todo país para refletir sobre “Comunicação, Democracia e Responsabilidade Social”. A solenidade marcou a abertura oficial do processo de preparação ao evento, cujas inscrições já estão abertas pelo site muticom.com.br, onde o participante pode escolher também as opções de hospedagem. A programação completa do Muticom 2019 será apresentada na Reunião Mensal de Pastoral da arquidiocese, para a qual serão convidados, especialmente, os agentes da Pastoral da Comunicação.

Realizado a cada dois anos, o Muticom busca aprofundar estudos, trocar conhecimentos e promover análise crítica sobre as políticas e práticas de comunicação no âmbito da Igreja e da sociedade. Para alcançar esse objetivo, reúne comunicadores em geral; profissionais, leigos e personalidades eclesiais que atuam na Comunicação da Igreja Católica, seja na Pastoral da Comunicação ou nos diversificados meios; assim como docentes, pesquisadores e estudantes de Jornalismo e outros cursos da área.

Promovido desde 1998 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esta 11ª edição do Muticom será sediada pela Arquidiocese de Goiânia. As duas entidades foram representadas no lançamento, respectivamente, pelo Ir. Diego Joaquim, coordenador regional do evento, e pelo coordenador geral, Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia e referencial para a Comunicação da Arquidiocese e do Regional Centro-Oeste da CNBB.

Dom Levi, que falou também em nome do arcebispo Dom Washington Cruz, deu boas-vindas às personalidades presentes e aos veículos de comunicação que realizavam a cobertura, explicando que este lançamento foi dirigido a toda sociedade, por meio do convite à imprensa. Falando sobre a importância do Muticom para o desenvolvimento qualitativo da comunicação no Brasil, na Igreja e na Arquidiocese de Goiânia, o bispo enfatizou que a comunicação na Igreja está sempre a serviço da evangelização, e que precisamos nos comunicar mais e melhor, para levar a mensagem de Jesus Cristo a todos, pois ela transforma vidas. “Contamos com a Igreja em Goiânia e em todo Brasil na divulgação do Muticom 2019”, conclamou.

Ir. Diego representou a presidência da CNBB, que tem à frente Dom Darci José Nicioli. Ao apresentar o projeto do encontro, destacou o necessário despertar da consciência de cada cristão quanto à sua responsabilidade social para com a comunicação e a democracia. Ele chamou atenção para os grandes profissionais de comunicação que serão conferencistas, como João Paulo Charleaux, Nilson Klava e Ciro Marcondes Filho, além de muitos outros que serão divulgados em breve. A interatividade entre os participantes será estimulada por meio de diversas estratégias, sendo uma delas a possibilidade de hospedagem e alimentação no local do evento. Segundo o coordenador, para que esse Muticom alcance o objetivo proposto, a partir do conceito de “Cidade da Comunhão”, é muito importante compartilhar ideias, experiências e conhecimentos, mas também os espaços de convivência comunitária.

Cidade da Comunhão
O espaço de realização do Muticom 2019 será o Centro Pastoral Dom Fernando, e o projeto prevê transformar o CPDF em uma “Cidade da Comunhão”, onde as pessoas poderão participar da ampla programação de forma dinâmica. Isso será possível graças à estrutura de palestras e de Trilhas Temáticas, para abordagem dos três aspectos do tema central. O percurso pelas trilhas é de escolha de cada participante, que transitará pelos temas e atividades do seu interesse – com inscrição prévia ou havendo disponibilidade no local. Além de percorrerem as trilhas, com programação mista de conferências, workshops, stand-up, cases, os participantes poderão apreciar a programação cultural, com shows e apresentações diversas. A novidade será o Espaço High Tech – High Touch, uma feira midiática, com produtos de comunicação e exposição de inovações tecnológicas.

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás é uma das principais entidades apoiadoras do Muticom 2019 e foi representada no lançamento por seu reitor, prof. Wolmir Amado, por dirigentes e docentes das escolas de Comunicação e de Engenharia e da PUC TV, que estão colaborando na organização da programação. O professor Wolmir destacou a importância do Mutirão Brasileiro de Comunicação também para a academia, como oportunidade de troca de conhecimentos que proporciona aos estudantes, docentes e pesquisadores. “A construção de uma democracia ética passa pelos caminhos da comunicação que é feita pela comunidade”, disse o reitor. A PUC TV montará estúdio na “Cidade da Comunhão”, de onde transmitirá reportagens sobre o evento a serem produzidas com a participação de acadêmicos e docentes da Escola de Comunicação.

Outras grandes instituições parceiras e apoiadoras do evento estiveram representadas no lançamento do Muticom: a Associação dos Filhos do Pai Eterno – Afipe, a empresa Apoio e a Difusora Pai Eterno. Além dessas, o Muticom já conta com o apoio da agência Parresia e da Associação Católica de Comunicação – Signis Brasil.

Eventos integrados
Para dar testemunho de comunhão, o Muticom vai acolher três eventos afins: o Encontro de Jornalistas CNBB, o 1º Encontro de Jovens Comunicadores da Signis Brasil Jovem e a entrega do tradicional Prêmio de Comunicação da CNBB, implantado há mais de 50 anos. A proposta é oferecer uma significativa experiência de estudo, convivência, organização coletiva, celebração da fé e do compromisso com a comunicação, a democracia e o engajamento social.

O lançamento do Muticom foi marcado para o dia 24 de janeiro porque a Igreja celebra, nesta data, a memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, e é quando o papa divulga sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será comemorado no dia 2 de junho. “Somos membros uns dos outros (Ef 4,25). Das comunidades de redes às comunidades humanas” é o tema da mensagem, que sublinha a importância de restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa e enfatiza o valor da interação entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro.

Organização
A comissão organizadora nacional do Mutirão Brasileiro de Comunicação deste ano está constituída pelos seguintes membros: Dom Darci José Nicioli (presidente), Dom Levi Bonatto (coordenador geral), Padre Rafael Vieira (CNBB Nacional/Ambiente Acadêmico), Pe. Xavier (CNBB Nacional), Ir. Diego Joaquim e Fúlvio Costa (CNBB Regional), Pe. Vitor Simão, jornalistas Eliane Borges e Talita Salgado (Arquidiocese de Goiânia), Profa. Sabrina Moreira (representante da PUC Goiás), Prof. Ricardo Alvarenga (Signis /BR) e Marcos Tullius (Pascom Nacional) e Fernanda Freitas (secretária).