Nesta quarta-feira, 2 de março, Dom José Francisco, Bispo diocesano da Diocese de Ipameri, presidiu a Santa Missa de Cinzas, na Catedral Divino Espirito Santo. Na homilia Dom Francisco falou sobre a importância da busca sincera pela conversão. Chamado a todo o povo de Deus a se manter firme no propósito do caminho de conversão. O inicio da quaresma se deu nesta quarta-feira, 2 de março e vai até dia 14 de abril.

A palavra Quaresma vem do latim quadragesima dies, que significa quadragésimo dia em tradução para o português. O termo é utilizado para nomear o período quaresmal, ou seja, o tempo litúrgico que antecede a preparação para a festa da páscoa. São quarenta dias de oração, rituais, jejuns, promessas e atos de amor ao próximo.

Durante a quaresma, a igreja propõe que os fiéis façam uma reflexão sobre a vida e se arrependam dos pecados. Ela estimula boas ações para que todos possam se sentir mais próximos de Jesus Cristo.

A quaresma sempre tem início na Quarta-feira de Cinzas e chega ao fim na Quinta-feira Santa. Durante esse período, as pessoas se preparam para o mistério pascal. Elas escutam a Palavra de Deus, praticam boas obras e relembram os passos de Jesus.

Dom Francisco também falou sobre a Campanha da Fraternidade e a importância de vivê-la bem neste Tempo Quaresmal. Um tempo propicio para que a Quaresma, aliada à Campanha da Fraternidade torne-se uma especial manifestação da ação evangelizadora, que liberta e renova a vida da Igreja convergindo para a transformação da sociedade como um todo. “Fraternidade e Educação” é o tema desse ano. O Lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

Em tempos de guerra na Europa, há um pedido muito especial do Papa Francisco para este primeiro dia da quaresma. Ao falar, com tristeza, sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, ele convocou um dia de jejum e oração pela paz. “Mais uma vez, a paz de todos está ameaçada por interesses de parte”, lamentou o sumo pontífice¹.

Fonte: vaticannews¹